Política

Por que o Sudão é motivo de tanta disputa?

Disputas internas e interesse internacional agravam cenário de instabilidade no Sudão, país estratégico na África.

Sputinik Brasil 19/12/2025
Por que o Sudão é motivo de tanta disputa?
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Sudão volta ao centro das atenções internacionais devido à escalada de conflitos internos e à tensão entre grupos militares e civis, que há décadas alimentam guerras e instabilidade política no país.

Com uma localização estratégica no continente africano, vasta riqueza em recursos naturais como petróleo, ouro e a vital água do rio Nilo, além da proximidade com países de grande relevância regional, o Sudão desperta o interesse de potências e atores globais.

A crise política interna intensifica a disputa pelo controle do território, levantando questões sobre possíveis soluções diplomáticas ou políticas para a estabilização do país.

Para aprofundar o debate, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Leonardo Paz Neves, pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da FGV, e Patrícia Teixeira dos Santos, professora titular de História da África da Unifesp e autora do livro "Fé, Guerra e Escravidão: uma história da conquista colonial do Sudão". O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.