Política
Por que o Sudão é motivo de tanta disputa?
Disputas internas e interesse internacional agravam cenário de instabilidade no Sudão, país estratégico na África.
O Sudão volta ao centro das atenções internacionais devido à escalada de conflitos internos e à tensão entre grupos militares e civis, que há décadas alimentam guerras e instabilidade política no país.
Com uma localização estratégica no continente africano, vasta riqueza em recursos naturais como petróleo, ouro e a vital água do rio Nilo, além da proximidade com países de grande relevância regional, o Sudão desperta o interesse de potências e atores globais.
A crise política interna intensifica a disputa pelo controle do território, levantando questões sobre possíveis soluções diplomáticas ou políticas para a estabilização do país.
Para aprofundar o debate, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Leonardo Paz Neves, pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da FGV, e Patrícia Teixeira dos Santos, professora titular de História da África da Unifesp e autora do livro "Fé, Guerra e Escravidão: uma história da conquista colonial do Sudão". O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil