Política
Davi destaca união do Congresso e desafios do país ao encerrar ano legislativo
Presidente do Senado ressalta importância da harmonia entre os Poderes e pede cooperação para enfrentar desafios nacionais.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, encerrou o ano legislativo nesta sexta-feira (19), durante sessão conjunta do Congresso Nacional, na qual foram votados o Orçamento de 2026 (PLN 15/2025) e outros projetos relevantes.
Em seu discurso, Davi destacou a importância da união entre Câmara e Senado, afirmando que “mais do que nunca, o Parlamento brasileiro precisa estar unido” e que “o Poder Legislativo brasileiro precisa se reafirmar a todo instante, respeitando a harmonia e independência dos Poderes em relação ao Executivo e ao Judiciário”.
— Câmara e o Senado Federal precisam caminhar juntos. O Poder Legislativo brasileiro precisa se reafirmar a todo instante, respeitando a harmonia e independência dos poderes em relação ao Executivo e ao Judiciário — enfatizou.
O senador ressaltou que o encerramento do ano legislativo é também um momento de agradecimento aos parlamentares e de reafirmação do Congresso como espaço para opiniões divergentes, buscando sempre a convergência, especialmente em projetos de interesse nacional. Ele defendeu que a pacificação e a cooperação em matérias relevantes são fundamentais e pediu esforço para que o processo eleitoral de 2026 não interfira na tramitação e votação de propostas importantes.
— Deputados e senadores têm a autoridade dada pelo voto popular para defender suas agendas e buscar convergência nos aspectos que nos unem. Muitas vezes, legislações importantes estão tramitando no Congresso e, por conta do processo eleitoral, careciam não só de mais celeridade e aprovação, mas também de aperfeiçoamento, modernização e participação coletiva do Parlamento — afirmou.
Davi Alcolumbre destacou ainda a diversidade do Brasil e o papel dos parlamentares em representar as diferentes realidades locais. “O Estado brasileiro não daria conta de resolver os problemas dos rincões do país sem o trabalho dos vereadores, deputados e senadores, que levam as demandas locais a Brasília”, pontuou.
O presidente do Senado enfatizou que a colaboração de todos durante o ano permitiu aperfeiçoar legislações e cumprir as obrigações democráticas do Legislativo, sempre com coragem para enfrentar os desafios.
— E tudo o que quisermos fazer, dentro da legislação que nos cabe, estamos aptos e temos coragem de realizar — declarou.
Ao final, Davi desejou boas festas aos parlamentares e às famílias brasileiras, reforçando que o Parlamento, assim como a população, enfrenta desafios, mas está preparado para superá-los.
— A vida é assim. A gente tem que tirar as pedras da frente dos nossos caminhos. Enfrentar de cabeça erguida as dificuldades.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil