Política
Ministro da Previdência afirma que governo desconhecia envolvimento de secretário em fraude no INSS
Wolney Queiroz declarou que Adroaldo Portal foi exonerado após prisão e destacou compromisso com integridade no ministério.
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira, 18, que o governo Lula não tinha conhecimento sobre o envolvimento do número dois da pasta, Adroaldo Portal, no esquema de fraudes em aposentadorias do INSS. Adroaldo, que ocupava o cargo de secretário-executivo, foi preso na manhã desta quinta-feira durante nova fase da Operação Sem Desconto.
Segundo Wolney, assim que a operação foi deflagrada, Adroaldo foi exonerado do cargo. "Não tínhamos qualquer informação", declarou o ministro ao ser questionado sobre eventual ciência do governo a respeito da participação do secretário no esquema.
O ministro reforçou o compromisso do governo em enfrentar a crise e garantir a integridade da pasta. "Continuamos com a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conter a crise, cuidar dos aposentados e estabelecer a integridade e a governança no ministério", destacou.
Wolney Queiroz também frisou que a atual gestão não protege envolvidos em irregularidades: "Seguimos nessa mesma toada de buscar os responsáveis. Esse governo não protege ninguém, tanto que há ampla liberdade da CGU e da PF", afirmou.
Jornalista de formação, Adroaldo Portal já atuou no gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e ocupou cargos ligados a políticos do PDT no Congresso Nacional. Weverton também foi alvo de busca e apreensão na operação desta quinta-feira.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados