Política
Lula condiciona recriação do Ministério da Segurança Pública à aprovação de PEC
Presidente afirma que só discutirá segurança pública após definição das competências federais pela PEC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que a atuação do governo federal na área de segurança pública depende da aprovação da PEC da Segurança Pública. Segundo Lula, a proposta é essencial para definir as atribuições do Executivo federal sobre o tema.
“Eu nunca quis discutir segurança pública porque não era papel do governo federal, já que a Constituição não dá ao governo federal o direito de se interferir na segurança pública. (...) Por isso quero aprovar a PEC, porque, depois que aprovar a PEC, que definir o papel da União na questão da segurança pública, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública”, declarou o presidente.
Lula também criticou a dificuldade de ministros homens em dialogar sobre violência contra a mulher com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Segundo ele, os ministros não conseguem discutir o tema de forma adequada.
O presidente ainda comentou sobre a eleição de 2026, dizendo que seus possíveis adversários não apresentam propostas inovadoras. “Quero saber quais as novidades que eles vão propor”, afirmou Lula.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados