Política

Helder Barbalho lidera disputa pelo Senado no Pará, aponta Paraná Pesquisas

Governador aparece com mais de 50% das intenções de voto e amplia vantagem em todos os cenários testados para o Senado em 2026.

17/12/2025
Helder Barbalho lidera disputa pelo Senado no Pará, aponta Paraná Pesquisas
Helder Barbalho - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), lidera com ampla vantagem a corrida pelo Senado em 2026, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas. No cenário estimulado com maior número de candidatos, Barbalho aparece com 50,8% das intenções de voto.

A disputa pela segunda vaga está mais acirrada. O deputado federal Delegado Eder Mauro (PL) ocupa a segunda posição, com 32,2%, seguido pelo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), que soma 22,2%.

Em outro cenário, sem o Delegado Eder Mauro, Celso Sabino assume a segunda vaga, com 31,4%, em disputa apertada com o senador Zequinha Marinho (Podemos), que tem 26,1%. Nesse contexto, Helder Barbalho amplia sua liderança e chega a 55,9% das intenções de voto.

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem opções de nomes, 84% disseram não saber ou preferiram não opinar. Helder Barbalho é o mais lembrado, com 5,8%, à frente de Delegado Eder Mauro (1,6%) e Celso Sabino (1,0%).

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2025, com 1.505 eleitores em 60 municípios do Pará. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

Veja os principais resultados:

Intenção de voto para o Senado (estimulada)
(Cada entrevistado pôde citar até dois candidatos)

Cenário 1

Helder Barbalho: 50,8%
Delegado Eder Mauro: 32,2%
Celso Sabino: 22,2%
Zequinha Marinho: 18,7%
Paulo Rocha: 17,5%
Simão Jatene: 15,1%
Chicão: 7,0%
Nenhum / Branco / Nulo: 6,1%
Não sabe / não opinou: 3,9%

Cenário 2

Helder Barbalho: 55,9%
Celso Sabino: 31,4%
Zequinha Marinho: 26,1%
Chicão: 12,6%
Rogério Barra: 11,7%
Nenhum / Branco / Nulo: 11,1%
Não sabe / não opinou: 5,0%

Intenção de voto para o Senado (espontânea)

Pergunta: "Se as eleições para Senador do Estado do Pará fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?"

Não sabe / não opinou: 84,0%
Nenhum / Branco / Nulo: 5,0%
Helder Barbalho: 5,8%
Delegado Eder Mauro: 1,6%
Celso Sabino: 1,0%
Zequinha Marinho: 0,7%
Paulo Rocha: 0,5%
Chicão: 0,1%
Marinor Brito: 0,1%
Mario Couto: 0,1%
Simão Jatene: 0,1%
Outros candidatos citados: 0,9%