Política
Heloísa Helena assume mandato na Câmara e já cobra CPI para investigar o Banco Master
Empossada como suplente de Glauber Braga, deputada afirma que atuação será voltada à defesa dos mais vulneráveis e à cobrança por mais efetividade do Estado
A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) tomou posse na Câmara dos Deputados como suplente do deputado federal Glauber Braga, suspenso por seis meses na semana passada. De volta ao Parlamento, Heloísa afirmou que seu mandato será pautado pela defesa dos mais vulneráveis, pela cobrança de um Estado mais eficiente e pelo enfrentamento à corrupção sistêmica.
Conhecida pelo discurso firme e pela postura crítica em relação a acordos políticos, a deputada deixou claro que não pretende adotar práticas de conciliação no Congresso. Segundo ela, uma das prioridades será a criação de um Observatório de Execuções Orçamentárias, com o objetivo de acompanhar a aplicação dos recursos públicos, fiscalizar gastos e evitar irregularidades.
Durante sua fala, Heloísa Helena também classificou como injusta a punição aplicada a Glauber Braga e afirmou que sua passagem pela Câmara será temporária. “Aos que me odeiam, se avexem não, que o tempo passa rápido, daqui a pouco Glauber está de volta”, declarou, em tom irônico.
Logo nos primeiros dias de mandato, a parlamentar se posicionou contra a reforma administrativa em debate na Câmara e passou a cobrar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master. Segundo Heloísa, o Congresso tem a obrigação de apurar possíveis irregularidades “com toda a potência e coragem, independentemente de quem seja atingido”. “Quem for podre que se quebre, esteja onde estiver”, afirmou.
A posse foi celebrada por integrantes da Rede Sustentabilidade. O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) destacou a trajetória da ex-senadora e classificou Heloísa Helena como uma das vozes mais potentes do Congresso Nacional, fundamental para o fortalecimento dos ideais progressistas.
Gadêlha ressaltou ainda que Heloísa passa a ser a quarta integrante da bancada da Rede na Câmara e avaliou que, apesar do curto período de atuação, o mandato tende a ser marcado pela defesa da boa política, pelo combate à desinformação e pelo enfrentamento ao extremismo no cenário político nacional.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados