Política
Senado aprova empréstimo para criação do primeiro hospital inteligente do Brasil
Novo instituto tecnológico de emergência será construído no Hospital das Clínicas da USP, com previsão de funcionamento em 2029.
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) mensagem do Executivo que autoriza a contratação de empréstimo externo de cerca de US$ 320 milhões — aproximadamente R$ 1,7 bilhão — para a criação do primeiro "hospital inteligente" do Brasil (MSF 86/2025). A proposta foi aprovada na forma de um projeto de resolução (PRS 65/2025), que segue para promulgação.
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro Instituto Tecnológico de Emergência do país — denominado "hospital inteligente" — será construído no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A expectativa é que o hospital seja totalmente digital, com uso de inteligência artificial, telemedicina e conectividade integrada, e que comece a operar em 2029.
O novo hospital deverá atender 180 mil pacientes de emergência e terapia intensiva, além de 10 mil em neurologia e neurocirurgia, e realizar 60 mil consultas ambulatoriais de neurologia.
O governo federal informa que a estrutura seguirá padrões internacionais de sustentabilidade, com certificação verde e sistemas de monitoramento de consumo energético, água e resíduos.
A matéria recebeu parecer favorável do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O empréstimo será contratado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank), também conhecido como “Banco do Brics”.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou que a instituição atualmente é presidida pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
De acordo com Renan Calheiros, o objetivo do projeto é promover a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorar o acesso à atenção especializada e integrar o ecossistema de inovação em saúde, por meio do desenvolvimento e implementação de um modelo nacional, sustentável e replicável de hospital público inteligente de alta complexidade, com foco em tecnologias emergentes, transformação digital e inovação tecnológica.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados