Política
Comissão aprova câmeras de segurança em rodovias concedidas
Projeto de lei aprovado na CCJ da Câmara exige câmeras em pontos estratégicos e integração com órgãos de segurança pública.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a previsão, nos editais de concessão de rodovias, da instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos dos trechos a serem concedidos.
O projeto determina que as imagens geradas possam ser acessadas em tempo real ou por gravação, incluindo essa exigência na Lei de Concessões de Serviços Públicos.
Foi aprovado o Projeto de Lei 5717/16, de autoria do deputado já falecido Rômulo Gouveia, juntamente com o apensado PL 8988/17, considerando as alterações feitas anteriormente pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e pela Comissão de Viação e Transportes. O relator na CCJ foi o deputado Toninho Wandscheer (PP-PR).
Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto seguirá para análise do Senado, a menos que haja pedido para votação no Plenário da Câmara. Para virar lei, precisa ser aprovado tanto pelos deputados quanto pelos senadores.
Cabine de pedágio
O texto aprovado também estabelece regras para as cabines de pedágio. Pela proposta, cada cabine deverá contar com dispositivo interligado a órgãos de segurança pública ou à empresa responsável pela vigilância da via, equipamentos para videomonitoramento e integração com o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado