Política

Sessão especial destaca relevância da Bíblia na fé, cultura e direitos humanos

Senado realiza homenagem ao Dia da Bíblia, ressaltando seu papel na formação de valores, direitos e cidadania no Brasil.

15/12/2025
Sessão especial destaca relevância da Bíblia na fé, cultura e direitos humanos
PEC da escala 6x1 avança Sessão especial destaca relevância da Bíblia na fé, cultura e direitos humanosem comissão do Senado e será analisada pelo plenário - Foto: Reprodução / Agência Senado

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (15), uma sessão especial em Plenário para celebrar o Dia da Bíblia, comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro, conforme a Lei 10.335, de 2001.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que presidiu a solenidade, destacou que a homenagem contempla a maioria da população brasileira, autodeclarada cristã. Segundo ela, a Bíblia é considerada pelos religiosos como um “livro de regra e de fé”, servindo de orientação para decisões cotidianas dos fiéis.

— Foi na Bíblia Sagrada que eu aprendi a abrir a boca em defesa dos que não podem se defender, como crianças, indígenas, povos ciganos... Está no livro de Provérbios — afirmou a senadora, que é evangélica.

A sessão foi promovida a partir de requerimento assinado por Damares e outros senadores (RQS 138/2025).

Mudança de vida

O senador Magno Malta (PL-ES), primeiro a apresentar o requerimento, ressaltou que fé “não é crendice nem superstição”. Ele compartilhou que atribui à sua fé em Deus a recuperação após uma cirurgia para retirada de um tumor nos anos 2000, quando os médicos haviam dito que ele não voltaria a andar.

— Foi um ano para que eu pudesse tentar dar o primeiro passo. Foi um ano de muita fisioterapia. Os senhores percebem que o meu andar, a minha marcha é o passivo que ficou.

Presidente da União Nacional das Igrejas, o pastor Cristiano Kose relatou que a religião cristã o retirou das ruas há 25 anos, quando era dependente químico. Já o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) contou ter superado o vício em drogas e o envolvimento com crimes após se converter ao cristianismo. Ele é autor do Projeto de Lei (PL) 4.606/2019, que propõe proibir alterações no texto da Bíblia e está em análise no Senado.

— Deixei alcoolismo, droga e prostituição depois que Jesus mudou a minha vida — declarou o deputado.

Impacto cultural

O senador Izalci Lucas (PL-DF) afirmou que a Bíblia é fonte de princípios fundamentais para a civilização ocidental, contribuindo para o fortalecimento da democracia ao longo da história.

— [A Bíblia traz] princípios que estruturaram a vida em sociedade: justiça, dignidade humana, responsabilidade, compaixão, respeito, verdade e amor ao próximo. Foi à luz desses valores que muitas das bases do direito e da ética republicana e da ideia de direitos humanos foram construídas.

Representando a Sociedade Bíblica no Distrito Federal, o pastor Gibson Santos defendeu que a Bíblia é o “DNA da nossa cultura”, destacando sua influência em momentos decisivos da história mundial.

— O primeiro livro a ser impresso na prensa de Gutenberg foi a Bíblia. A Bíblia alfabetizou nações. Inspirou artistas, como Michelangelo...

Também participaram da sessão o senador Laércio Oliveira (PP-SE) e representantes da Assembleia de Deus, Igreja Adventista e Igreja do Deus Eterno (IDE).