Política

Haddad reafirma apoio à campanha de Lula, mas descarta candidatura em 2026

Ministro da Fazenda declara que pretende contribuir com o programa de governo e a campanha de reeleição de Lula, mas não como candidato.

11/12/2025
Haddad reafirma apoio à campanha de Lula, mas descarta candidatura em 2026
Fernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ao jornal O Globo que conversou pela primeira vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as eleições de 2026 e manifestou seu desejo de colaborar com a campanha de reeleição do petista, porém sem disputar cargos.

"Eu tenho a intenção de colaborar com a campanha do presidente Lula, e disse isso a ele, que eu não pretendo ser candidato em 2026, mas quero dar uma contribuição para pensar o programa de governo, para pensar como estruturar a campanha dele", declarou Haddad. Apesar de figurar entre possíveis nomes para o Senado e para o governo de São Paulo, o ministro tem reiterado que não pretende concorrer a nenhum cargo eletivo no próximo ano.

Segundo Haddad, Lula reagiu de forma "muito amigável" à sua decisão. "Ele (Lula) falou: 'Haddad, você vai colaborar da maneira que você preferir. E qualquer decisão que você tome eu vou respeitar. Mas vamos conversar'", relatou o ministro.

Haddad também afastou a possibilidade de coordenar a campanha presidencial. "Eu não quero coordenar nada. Eu quero me colocar à disposição da campanha. Posso ajudar no plano de governo. Não estou pedindo posição. Vou servir ao que for designado. Sou um servidor público. Está tudo bem para mim", destacou. O ministro acrescentou que ele e Lula não discutiram prazos para uma eventual saída do Ministério da Fazenda.