Política

PT assegura espaço para Paulão disputar qualquer cargo nas eleições de 2026

Deputado deve anunciar em janeiro se concorre ao Senado, à reeleição ou a outro mandato

11/12/2025
PT assegura espaço para Paulão disputar qualquer cargo nas eleições de 2026
- Foto: Arquivo

Referência histórica do Partido dos Trabalhadores em Alagoas, o deputado federal Paulão só deve definir, em janeiro de 2026, se entrará na disputa eleitoral e qual cargo buscará no próximo pleito. A sigla considera o parlamentar um de seus quadros mais sólidos e, segundo dirigentes petistas, não pretende impor qualquer limitação ao caminho que ele decidir seguir.

O presidente estadual do PT, deputado Ronaldo Medeiros, afirmou que Paulão tem legenda garantida para qualquer cenário — seja para concorrer ao Senado, à reeleição na Câmara dos Deputados ou até mesmo a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Ele contará com nosso partido para ser candidato na proporcional ou na majoritária”, destacou.

Para Medeiros, a escolha será pessoal e respeitada internamente. “O Paulão é um grande quadro do nosso partido e tem espaço para ser candidato, proporcional ou majoritário. Dentro do nosso arco de alianças, pode disputar o Senado, pode ser candidato à reeleição ou até mesmo deputado estadual”, reforçou.

A direção petista afirma que apoiará qualquer movimento do parlamentar. “Reconhecemos a liderança do Paulão e ele terá espaço no partido para disputar as eleições de 2026, assim ele queira”, completou Medeiros.

Desde 2022, quando assumiu o mandato na Câmara, Paulão tem demonstrado interesse em disputar o Senado. Nos últimos dias, entretanto, manteve silêncio público mesmo após o PT assegurar legenda para essa eventual candidatura. Medeiros acrescentou que comunicou a posição interna ao senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas, que não teria apresentado qualquer objeção. “O senador Renan me disse que, se o Paulão quiser ser candidato pelo PT, não há problema”, afirmou.

A expectativa agora é pela decisão do próprio deputado, prevista para o início do ano eleitoral.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.