Política
Carlos Bolsonaro renuncia ao mandato de vereador no Rio para disputar vaga ao Senado por SC
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro deixa a Câmara do Rio após 24 anos para concorrer ao Senado por Santa Catarina, seguindo estratégia da família.
Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira, 11, sua renúncia ao mandato de vereador do Rio de Janeiro para disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026.
"Eu amo o Rio de Janeiro. É aqui que cresci. É aqui que construí uma história. É aqui que deixo uma parte importante de quem eu sou. Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte", declarou Carlos durante seu discurso na Câmara Municipal.
O vereador acrescentou: "Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui, pois fiz uma escolha sempre guiada pelo coração. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta".
Filho "02" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos se emocionou ao mencionar a prisão do pai: "Hoje enfrenta uma vida injusta, fruto de um processo recheado de contradições, vícios e interpretações políticas", afirmou com a voz embargada.
Com 24 anos de atuação na Câmara do Rio, Carlos Bolsonaro deixa o Estado que é berço do bolsonarismo para tentar, pela primeira vez, um cargo fora do Rio de Janeiro.
O movimento faz parte da estratégia de Jair Bolsonaro, que deseja aproveitar o forte recall eleitoral em Santa Catarina — onde venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas eleições presidenciais e mantém aliados no governo estadual — para impulsionar a candidatura do filho ao Senado.
Na eleição municipal de 2024, Carlos foi o vereador mais votado da capital fluminense, com 130.480 votos. No entanto, ele não teria espaço para disputar as duas vagas ao Senado pelo Rio.
Em 2026, Santa Catarina terá duas vagas disponíveis para o Senado. Segundo aliados, Jair Bolsonaro comunicou à deputada federal Júlia Zanatta (PL), que pretendia se candidatar ao Senado, que Carlos deverá ser o nome do partido pelo Estado — informação confirmada pela própria parlamentar.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado