Política
Lula afirma que Ministério da Segurança Pública será recriado se PEC for aprovada
Presidente condiciona retorno da pasta à aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso e anuncia reunião sobre feminicídio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que o Ministério da Segurança Pública será recriado caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública seja aprovada pelo Congresso Nacional. A declaração foi dada em entrevista à TV Alterosa.
"A Polícia Federal tem expertise, tem mais inteligência. Queremos redefinir o papel da Guarda Nacional. Se aprovada a PEC, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública", declarou Lula.
Nesta quarta-feira (10), o relator da PEC da Segurança na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (União-PE), apresentou seu relatório com mudanças significativas em relação ao texto original, incorporando aspectos do Projeto de Lei Antifacção em tramitação no Senado. Entre os pontos destacados, estão a redução da maioridade penal e o fortalecimento dos Estados.
Lula também anunciou que, diante do aumento dos casos de feminicídio, promoverá na próxima semana uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a ministra do STF, Cármen Lúcia, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo o presidente, o encontro terá como foco discutir o papel dos homens no combate à violência contra a mulher.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado