Política
Lula afirma que decisão sobre PL da Dosimetria será tomada por ele e Deus
Presidente evita antecipar veto ao projeto que pode beneficiar Bolsonaro e diz que aguardará chegada do texto à Presidência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou responder diretamente sobre o Projeto de Lei da Dosimetria durante entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 11. Lula declarou que ele “e Deus” decidirão sobre o texto assim que ele chegar à mesa da Presidência para sanção. “Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu e Deus, sentado na minha mesa”, afirmou.
Conforme revelou o Estadão nesta quarta-feira, 10, o presidente foi alertado sobre um possível acordão para anistiar Jair Bolsonaro e sinalizou que pretende vetar a redução das penas.
Apesar de não confirmar publicamente se vetará o projeto, Lula ressaltou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diretamente beneficiado pelo texto que reduz as penas dos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, “precisa pagar” pela tentativa de ruptura democrática.
“Eu farei aquilo que eu entendo que deva ser feito, porque ele tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez nesse país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora”, afirmou o presidente.
Lula acrescentou que prefere não opinar sobre temas do Legislativo e que aguardará a decisão do Senado. Na madrugada de quarta-feira, 10, a Câmara aprovou o texto que reduz as penas dos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, por 291 votos favoráveis e 148 contrários. O Senado deve analisar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário na próxima semana.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado