Política
Comissão especial ouve governadores de Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul
Audiência na Câmara debate impactos da PEC 18/25 sobre as competências federativas na segurança pública
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25 realiza, nesta terça-feira (2), audiência com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O objetivo é discutir as competências federativas na área de segurança pública. O debate está marcado para as 10 horas, no plenário 2.
A realização da audiência atende a solicitação de diversos parlamentares, que buscam aprofundar a análise da proposta e avaliar os impactos da PEC sobre a atuação dos estados na segurança pública.
Para a deputada Delegada Ione (Avante-MG), uma das autoras do pedido, a chamada “PEC da Segurança Pública” surge como resposta à crise no setor, mas não apresenta instrumentos de implementação, financiamento ou valorização dos profissionais, tampouco mecanismos que assegurem avanços efetivos na proteção da população.
“Cabe destacar que a proposta em tela foi protocolada sem um diálogo prévio com o Congresso Nacional, tampouco com os operadores da Segurança Pública e com a sociedade civil, o que fragiliza sua legitimidade e impede que reflita as reais necessidades de quem atua na linha de frente do combate ao crime ou das vítimas da violência”, afirmou a parlamentar.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados