Poder e Governo

Flávio apresenta 19 condições para abrir sigilo após ser desafiado por Lula

Senador pede acesso a dados de empresas de filhos do presidente, registros de encontros com Daniel Vorcaro, informações sobre Roberta Luchsinger e despesas do cartão corporativo da Presidência

Agência O Globo - 21/10/2026
Flávio apresenta 19 condições para abrir sigilo após ser desafiado por Lula
Flávio Bolsonaro - Foto: © Sputnik Brasil / Guilherme Correia

Desafiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a abrir os sigilos telefônico e fiscal, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou, nesta quarta-feira, uma lista de 19 condições para atender ao chamado do petista. São pedidos de acesso a informações financeiras, telefônicas e administrativas envolvendo o adversário na disputa do segundo turno, seus familiares e pessoas próximas ao governo. O documento foi juntado ao procedimento do PT protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira:

Leia mais:

Os pedidos são uma resposta ao desafio lançado pelo petista, que se dispôs a abrir os próprios sigilos e os de familiares caso o adversário fizesse o mesmo.

Entre as solicitações estão dados bancários e fiscais de empresas ligadas aos filhos de Lula, registros de encontros do presidente com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, informações sobre a lobista Roberta Luchsinger e despesas do cartão corporativo da Presidência. O senador também pede informações sobre voos da Força Aérea Brasileira (FAB), visitas aos palácios presidenciais e reuniões de pessoas próximas ao governo com autoridades.

Os pedidos estão divididos em quatro frentes na petição apresentada ao TSE. A primeira trata de empresas e pessoas ligadas à família do presidente e ao Instituto Lula. A segunda reúne informações sobre a relação do governo com Vorcaro. A terceira aborda Roberta Luchsinger e o caso das fraudes contra aposentados do INSS. A última trata de despesas custeadas com dinheiro público.

Veja os 19 pedidos de informações apresentados por Flávio:

Empresas e pessoas ligadas à família de Lula:

- Empresas nacionais e sociedades offshore de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha - o senador pede a quebra dos sigilos bancário, desde 2003, do filho do presidente, de sua mulher, Renata de Abreu Moreira, e de empresas nacionais ligadas a ele;

- Empresas de Sandro Luís e Marcos Cláudio Lula da Silva, também filhos de Lula;

- Empresas de Fernando Bittar, sócio de Lulinha;

- Empresas dos demais filhos de Lula como Lurian Cordeiro Lula da Silva, Marcos Cláudio Lula da Silva, Sandro Luís Lula da Silva e Luís Cláudio Lula da Silva;

- Quebra de sigilo do Instituto Lula e de Paulo Okamotto que foi presidente do instituto por anos.

Relações do governo com Daniel Vorcaro:

- Registros de visitas a Vorcaro durante sua custódia na Polícia Federal;

- Planos de voo e passageiros de aeronave atribuída a Vorcaro na semana de sua prisão, em novembro de 2025;

- Relação de participantes e todos os registros do encontro entre o presidente e o banqueiro, realizado em 4 de dezembro de 2024;

- Entradas de Vorcaro e seus intermediários nos palácios do Planalto e Alvorada;

- Registros de entrada de Guido Mantega e Augusto Lima no Planalto;

- Sigilos de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Roberta Luchsinger e o caso do INSS:

- Visitas de Roberta Luchsinger ao Planalto e ao Alvorada;

- Voos da FAB com Roberta Luchsinger;

- Reuniões da lobista em órgãos federais;

- Sigilos de Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, ex-chefe de gabinete do presidente Lula;

- Sigilos de Frei Chico, irmão de Lula, e do Sindnapi, sindicato supostamente envolvido no escândalo do INSS.

Despesas custeadas com dinheiro público:

- Gastos do cartão corporativo da Presidência desde janeiro de 2023;

- Agenda de Janja, visitas dos filhos de Lula, helicópteros e gastos do Alvorada.

Além desses 19 pedidos, Flávio solicita que o TSE intime Lula a se manifestar sobre as condições e apresente os termos individuais de autorização para a abertura dos sigilos. Caso o presidente não concorde, o senador pede que a recusa seja registrada nos autos. Na petição, Flávio afirma que também autoriza a abertura dos próprios sigilos bancário, fiscal e telefônico relativos aos últimos 20 anos, além da divulgação de mensagens trocadas com Vorcaro.

O embate começou no debate presidencial da TV Band, realizado no último domingo, quando Lula desafiou Flávio a abrir seus sigilos bancário, fiscal e telefônico e afirmou que estaria disposto a fazer o mesmo.

A proposta inicial do petista era mais restrita, voltada à divulgação de dados dos dois adversários e de familiares. Flávio, porém, dobrou a aposta e ampliou o alcance da discussão ao incluir empresas, parentes, empresários, ex-integrantes do governo, registros de reuniões e despesas públicas.