Poder e Governo
Debate da Band: veja data, horário e como assistir ao primeiro embate entre Flávio e Lula
Evento marca o encontro inicial entre os candidatos à presidência da República que disputam o segundo turno.
A TV Bandeirantes organiza o primeiro encontro presencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) neste período eleitoral, no domingo, às 20h. No primeiro turno, os candidatos não compareceram aos eventos ao vivo organizados por emissoras de televisão. Em vídeo enviado à emissora, o atual presidente da República, e pretendente a um quarto mandato, disse esperar que o adversário também compareça ao debate.
— Eu espero que meu adversário compareça para que a gente possa fazer com que o povo tenha conhecimento da diferença de programa, da diferença de candidatura. Eu estarei lá — afirmou Lula.
Na terça-feira, Flávio Bolsonaro participou de um evento com representantes do MDB, em São Paulo, e descartou a participação no encontro. Após a confirmação da presença do petista, no entanto, Flávio publicou um vídeo nas redes sociais no dia seguinte pela manhã, mudando de posição.
— Lula, como você é previsível, né? Bastou falar que não ia ao debate da Band para você, no minuto seguinte, falar que vai. É claro que eu vou ao debate, eu só queria que você confirmasse. Eu vou estar lá para esfregar a verdade na sua cara. O que eu já queria ter feito desde o primeiro turno e você fugiu — afirmou o candidato do PL em vídeo publicado nesta quarta em sua conta oficial do Instagram.
Com a confirmação dos dois candidatos para o encontro da Band, o debate de domingo poderá marcar o primeiro confronto direto entre Lula e Flávio na campanha presidencial.
No primeiro turno, Lula decidiu não participar dos encontros entre os presidenciáveis, incluindo o último, previsto para 2 de outubro, na TV Globo. Na ocasião, a emissora pretendia realizar o programa mesmo sem o petista, mantendo vazio o púlpito destinado ao petista. A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, proibiu a exposição do espaço vazio, enquanto o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a participação do candidato do Missão, Renan Santos.
As decisões interferindo nas regras que haviam sido acordadas com os partidos e mudando entendimentos anteriores sobre a legislação eleitoral fizeram a Globo cancelar o debate. Flávio, que havia confirmado presença, manteve a viagem ao Rio e, após a decisão, participou de uma transmissão ao vivo improvisada em um hotel. Já Lula foi entrevistado pelo Flow Podcast, em Brasília.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
3POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades