Poder e Governo

Dia de Nossa Senhora: Lula participa de missa restrita na capela do Alvorada

No primeiro turno, postagens sobre a possibilidade de a santa deixar de ser considerada a padroeira do Brasil causou embate com campanha de Flávio Bolsonaro

Agência O Globo - 12/10/2026
Dia de Nossa Senhora: Lula participa de missa restrita na capela do Alvorada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Breno Araújo

Após a polêmica envolvendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu realizar uma missa restrita na capela do Palácio da Alvorada, enquanto seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL), foi à Catedral de Brasília no fim da manhã.

Lula, que é católico, convidou um grupo seleto de convidados para acompanhar a celebração, entre eles o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o senador Camilo Santana (PT-CE). A missa foi celebrada pelo padre jesuíta Álvaro Pimentel.

— Recebemos aqui para homenagear a Nossa Senhora Aparecida, sobretudo num instante em que Nossa Senhora Aparecida é ofendida por alguns religiosos que não querem respeitar a religião dos outros. Esse gesto é para mostrar que um país civilizado, harmônico e democrático permite que cada um siga a religião que desejar, e todos nós devemos respeitar — afirmou Lula após a missa.

O vice-presidente Geraldo Alckmin acompanhou a missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo, ao lado de sua mulher, Lu Alckmin.

A data ocorre dias após a polêmica envolvendo Nossa Senhora Aparecida. Publicações nas redes sociais associaram o candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), à suposta intenção de retirar da santa o título de Padroeira do Brasil.

A história ganhou força nas redes sociais após um debate sobre um projeto de lei arquivado há quase 20 anos, que tinha o objetivo de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil. O caso chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a remoção de publicações que apresentassem como fato que Flávio teria proposto, apoiado, apresentado ou articulado concretamente alguma medida para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil.