Poder e Governo
Lula resiste a participar de debate da Globo e deseja adiar confronto com Flávio Bolsonaro para o segundo turno
Candidato do PL confirmou que irá ao encontro independentemente da presença do petista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, demonstrou resistência em participar do debate da TV Globo, agendado para quinta-feira. Um dos argumentos apresentados por aliados do presidente é o receio de se tornar o alvo principal dos demais adversários.
As discussões sobre sua participação ocorreram nesta segunda-feira, antes de Lula embarcar para compromissos em Belém (PA). Estiveram presentes integrantes do núcleo duro da campanha, como o presidente do PT, Edinho Silva, o ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo, Sidônio Palmeira, o marqueteiro da campanha, Raul Rabelo, além de Paulo Okamoto, um dos principais conselheiros do petista.
Pessoas próximas a Lula afirmam que a decisão ainda não foi tomada, mas a tendência é que o petista não compareça ao debate. A agenda de campanha do PT para a quinta-feira, data do debate, permanece em aberto.
Os aliados estão divididos quanto à presença de Lula no debate da Globo, marcado para três dias antes do primeiro turno. Aqueles que defendem a participação do petista argumentam que o programa representa a única oportunidade de ele confrontar diretamente Flávio Bolsonaro (PL) em rede nacional e em horário de ampla audiência antes da votação. Também acreditam que seria uma chance de expor a fragilidade do presidenciável do PL na disputa pelo voto dos indecisos.
Por outro lado, os que defendem a não participação expressam preocupações com o formato do embate e temem que o confronto direto entre Lula e Flávio seja comprometido pela presença dos demais candidatos durante as perguntas e respostas. O presidente do PT e coordenador da campanha, Edinho Silva, declarou nesta segunda-feira que Lula não deve ir ao debate.
— Lula quer ir ao debate contanto que consiga confrontar o que pensa e defende para o Brasil com o que Flávio Bolsonaro representa. Caso o formato do debate não permita isso — com ele fazendo uma pergunta e esperando 20 minutos para que todos falem — ele não comparecerá e aguardará o segundo turno, em que estarão somente ele e Flávio — afirmou à Rádio TMC.
A legislação eleitoral determina que emissoras de rádio e televisão devem convidar candidatos de partidos, federações ou coligações que tenham, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Enquanto Lula hesita em participar do debate da TV Globo, a campanha de Flávio decidiu ir ao encontro, independentemente da presença do presidente. Essa reavaliação surgiu após a intensificação da disputa presidencial e após um episódio relacionado a Nossa Senhora Aparecida, que gerou desgaste para a sua campanha. O tema ganhou força nas redes sociais em decorrência de um debate sobre um projeto de lei arquivado há quase 20 anos, que visava retirar o título de padroeira do Brasil.
Até a semana passada, Flávio condicionava sua presença à participação de Lula, e integrantes de sua equipe avaliavam que não haveria muito a ganhar em um debate sem o presidente. Nesse cenário, o candidato do PL poderia se tornar o alvo principal dos demais adversários, enquanto o petista ficaria de fora do confronto.
No domingo, contudo, Flávio afirmou que participará do debate mesmo que Lula não compareça.
— Ele (Lula) que lute. Eu quero ir para lá para debater com ele. Estou chamando o Lula para o debate. Lula, eu quero você no debate da Globo. Venha debater comigo, porque eu vou esfregar a verdade na sua cara e mostrar ao brasileiro — afirmou.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça