Poder e Governo
Zema é desconvidado de evento do Novo em Santa Catarina após atritos com bolsonarismo
Partido afirma que decisão resulta de articulação interna entre pré-candidatos e mandatários em exercício
O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo) , foi desconvidado de um encontro do partido previsto para o início de julho, em Santa Catarina. A decisão ocorre após o deputado federal Eduardo Bolsonaro defender, no fim de semana, o rompimento entre o PL e o Novo diante das críticas de Zema ao senador Flávio Bolsonaro (PL), que também é apontado como possível nome na disputa pelo Planalto.
Eleições
Disputa rural
A informação sobre a retirada do convite foi divulgada ao jornal O Globo pela assessoria da legenda nesta segunda-feira. Segundo o Novo, a decisão é resultado de uma articulação interna entre os principais pré-candidatos e os mandatários atualmente em exercício. Em Santa Catarina, o PL, partido do governador Jorginho Mello, mantém aliança com o Novo.
A relação entre Flávio Bolsonaro e o governador mineiro vem se deteriorando desde que veio a público mensagens e áudios trocados entre o senador e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Zema criticou publicamente Flávio sobre o caso. Em entrevista na semana passada, disse ter ficado “indignado” com as informações divulgadas e afirmou que pessoas próximas a indivíduos envolvidos em suspeitas de irregularidades deveriam ser observadas com cautela. Meses atrás, havia a expectativa de que Zema desistisse da candidatura própria para compor uma chapa com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A realidade mais duradoura veio de Eduardo Bolsonaro. "Que postura vagabunda, critica o Flávio só porque ele queria estar no lugar do Flávio. Por mim, rompia geral com o Partido Novo", afirmou o parlamentar em publicação nas redes sociais.
Nesta segunda-feira, Zema evitou fazer novas críticas a Flávio Bolsonaro pela relação com o dono do Banco Master. O governador disse que “não acredita” em uma ruptura e afirmou que, embora não se aposente o que disse anteriormente — quando declarou que Flávio tinha “muito a explicar” sobre o caso —, preferia “olhar para o futuro”. Ainda assim, comentários indiretos ao afirmar que “nunca se encontrou” com Vorcaro e que “assombração sabe para quem aparece”.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas