Poder e Governo

Sabatina de Messias na CCJ do Senado dura oito horas e é a quinta mais longa do atual STF

Nome do indicado agora será analisado pelo plenário do Senado

Agência O Globo - 29/04/2026
Sabatina de Messias na CCJ do Senado dura oito horas e é a quinta mais longa do atual STF
Jorge Messias - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, teve duração de oito horas, tornando-se a quinta mais longa entre os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a aprovação na comissão, o nome de Messias segue agora para apreciação no plenário do Senado.

A sessão ocorreu após intensa articulação política nos dias que antecederam a sabatina. O movimento teve início em uma conversa entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), três dias antes do envio da indicação. Na ocasião, Alcolumbre sinalizou que não impediria o processo, desde que o indicado fortalecesse o diálogo com os senadores.

A partir desse sinal verde, o governo intensificou a mobilização, contando com a atuação dos líderes Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG), que contribuiu para reorganizar o ambiente político em torno da indicação.

No STF, o nome de Messias encontrou pouca resistência. Ministros como Cristiano Zanin e Kassio Nunes Marques manifestaram apoio, enquanto André Mendonça atuou como interlocutor junto a setores mais conservadores. A presença de Zanin em um jantar com senadores, antes da indicação ser oficializada, foi vista como um sinal de apoio.

Outro eixo de articulação envolveu lideranças evangélicas. O apóstolo Estevam Hernandes e o bispo César Augusto participaram da mobilização externa, enquanto, no Senado, a senadora Eliziane Gama (PT-MA) atuou no diálogo com colegas. O pastor Silas Malafaia, embora não tenha apoiado ativamente, optou por não se manifestar contra a indicação.

Messias chegou à sabatina com um número significativo de votos não declarados. Agora, seu nome será analisado pelo plenário do Senado.

A expectativa entre aliados é de cerca de 48 votos favoráveis, número que não representa grande folga em relação aos 41 necessários para aprovação.

Duração das sabatinas dos atuais ministros do STF:

Edson Fachin — 12h39

Alexandre de Moraes — 11h39

Flávio Dino — 10h35

Nunes Marques — 10h

André Mendonça — 8h

Jorge Messias — 8h

Cristiano Zanin — 7h42

Dias Toffoli — 7h21

Luiz Fux — 6h31

Gilmar Mendes — 4h54

Cármen Lúcia — 2h44