Poder e Governo
Alcolumbre diz esperar ser procurado por Lula para manter relação de pacificação
Declaração ocorre após o presidente do Senado referendar decisão da CPI do INSS que quebrou sigilo do filho do presidente, o Lulinha
O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira que não há encontro agendado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ressaltou que espera ser procurado caso o chefe do Executivo deseje dialogar.
A declaração foi feita em meio à crescente tensão entre o governo e o Congresso, após Alcolumbre manter a votação da CPMI do INSS que aprovou a quebra de sigilo bancário e fiscal do empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha.
“A gente espera ser chamado por todas as pessoas por quem temos respeito e consideração. E, naturalmente, da mesma maneira que, em outras oportunidades, quando eu desejar conversar pessoalmente com o presidente da República, eu o procurei. É legítimo, inclusive, que, se ele desejar falar comigo, ele também me procure, para que possamos continuar numa relação de pacificação e de harmonia entre os Poderes. É isso que eu entendo da democracia”, afirmou Alcolumbre.
Nos bastidores, interlocutores do governo e aliados do presidente do Senado discutem a possibilidade de um encontro entre os dois ainda nesta semana, como tentativa de amenizar o desgaste político causado pelo episódio relacionado à CPMI.
Nesta terça-feira, Alcolumbre rejeitou um recurso apresentado por parlamentares do PT que solicitava a anulação da votação da comissão. A base governista alegou erro na contagem dos votos e defendeu a invalidação da decisão.
Ao comunicar o desfecho, Alcolumbre declarou que não acordo qualquer irregularidade que justificasse a intervenção da presidência para anular a deliberação.
"Adianto desde logo que este não é um caso de flagrante desrespeito ao regimento interno ou à Constituição Federal. Não há aqui situação que justifique a atuação excepcional desta presidência para anular a deliberação da CPMI", disse o presidente do Senado.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília