Poder e Governo

Valdemar chama Michelle Bolsonaro de 'fenômeno', mas diz que ex-presidente vetou candidatura ao Executivo

Presidente do PL destaca papel da ex-primeira-dama e comenta impasse sobre alianças em Minas Gerais

Agência O Globo - 02/03/2026
Valdemar chama Michelle Bolsonaro de 'fenômeno', mas diz que ex-presidente vetou candidatura ao Executivo
Valdemar chama Michelle Bolsonaro de 'fenômeno', mas diz que ex-presidente vetou candidatura ao Executivo - Foto: Reprodução

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, classificou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como um “fenômeno político”, mas revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não desejava que ela concorresse a cargos no Executivo. A declaração foi feita em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na noite de domingo (16).

Segundo Valdemar, dentro do bolsonarismo, Michelle chegou a receber apoio dele próprio e de lideranças como o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, para compor uma chapa como vice do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual disputa presidencial.

— O Bolsonaro nunca quis que ela estivesse num cargo no Executivo porque ela nunca teve mandato, nunca passou por um cargo, então ele achava que assumir um cargo no Executivo seria muito difícil para ela — afirmou Valdemar. — Ela é um fenômeno e tem no Brasil o mesmo prestígio do Lula, do Bolsonaro e do Tarcísio. Ela se destacou na liderança do PL Mulher, incentivou a participação feminina na política e fez um trabalho notável.

Valdemar também comentou as dificuldades enfrentadas por Michelle após a prisão de Bolsonaro: “Ela está numa situação muito difícil, tendo que cozinhar para o marido de manhã e levar comida para o presídio todos os dias”. Questionado sobre o futuro político da ex-primeira-dama, Valdemar confirmou que Michelle será candidata ao Senado pelo Distrito Federal.

No DF, o PL também tem como pré-candidata a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). Esse cenário, porém, deixa de lado o governador Ibaneis Rocha (MDB), que pretende disputar o Senado e lançar a vice-governadora Celina Leão (PP) como sua sucessora.

Cenário eleitoral em Minas Gerais

Durante a entrevista, Valdemar abordou ainda o cenário eleitoral em Minas Gerais. No estado, o vice-governador Mateus Simões (PSD) deve concorrer ao governo e espera contar com o apoio do PL, reservando ao partido a indicação para o Senado. Entretanto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manifestou interesse em lançar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao Executivo, embora Nikolas tenha sinalizado preferência pela reeleição. Flávio também cogita lançar um outsider, como o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.

— Eu quero ver a confusão que vai dar lá em Minas, porque, se ele vai ser candidato [à presidência], como que vamos apoiar o candidato a governador dele, que é o vice, Simões? Eu queria saber como e se eles vão ter outro candidato à presidência da República. Lá pode acontecer uma coisa muito curiosa, porque o Mateus é do PSD, partido que pode ter como candidato o governador [do Paraná] Ratinho Júnior — analisou Valdemar.