Poder e Governo
Relator da PEC da Segurança elogia novo ministro da Justiça e sinaliza retomada de diálogo
Mendonça Filho afirma estar aberto a negociar mudanças no texto e espera encontro com Wellington Lima e Silva ainda nesta semana
O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Câmara, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), destacou a importância do diálogo com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e sinalizou a retomada das conversas entre Congresso e Executivo nos próximos dias.
Segundo Mendonça, dois interlocutores do ministro já fizeram contato, e a expectativa é de que uma reunião ocorra ainda nesta semana. A informação foi apurada pela CNN Brasil.
— Estou absolutamente aberto ao diálogo. Não conheço o novo ministro da Justiça, mas sei que ele veio do Ministério Público, tem experiência como fiscal da lei e conhece bem a área — declarou Mendonça à CNN.
A manifestação ocorre em meio a um cenário de impasse em torno da PEC da Segurança. Após a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça, interlocutores do Palácio do Planalto chegaram a cogitar abandonar a proposta, temendo que o texto fosse aprovado com um formato diferente do desejado pelo governo.
Lideranças governistas apontam que o relatório de Mendonça retirou pontos considerados essenciais pelo Executivo, especialmente quanto ao papel coordenador da União e aos mecanismos de integração entre forças de segurança e entes federativos.
No ano passado, o Ministério da Justiça chegou a criticar publicamente o texto da PEC, mas recuou da ideia de divulgar uma nota técnica. Com a chegada de Lima e Silva à pasta, a orientação do Planalto é priorizar o tema e reabrir o diálogo com o relator. Mendonça avalia de forma positiva essa nova fase e acredita que o novo ministro tem uma visão "muito rigorosa" sobre a aplicação da lei.
A PEC da Segurança Pública é vista como estratégica pelo governo Lula, especialmente em ano eleitoral, mas encontra resistência tanto na base aliada quanto na oposição. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que, se a votação servir apenas para ratificar o parecer do relator, o Planalto prefere não levar o tema ao plenário. Mendonça, por sua vez, diz que não foi formalmente procurado para discutir mudanças e que a proposta reúne apoio suficiente para avançar.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso