Poder e Governo
Diante de candidatura de Ciro Gomes, Camilo Santana anuncia possível saída do MEC para atuar em campanha no Ceará
Ministro avalia deixar a Educação para reforçar campanha à reeleição de Elmano de Freitas (PT); aliados cogitam liderança de Camilo caso a vitória petista seja ameaçada
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira que deve deixar o comando do MEC para se dedicar à campanha eleitoral deste ano no Ceará. Camilo destacou que tem até março para tomar a decisão, mas ressaltou que o cargo de ministro o mantém distante do estado que governou por dois mandatos e pelo qual foi eleito senador em 2022:
— Poderei voltar (ao cargo de senador) para me dedicar porque vocês sabem que o papel de ministro é no Brasil inteiro, muitas vezes fica ausente no nosso estado e eu vou me dedicar muito para que não haja retrocesso no Brasil e no Ceará — afirmou Camilo em conversa com jornalistas no Ministério da Educação.
O ministro declarou que irá se empenhar na campanha à reeleição de Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula. No entanto, aliados consideram que Camilo pode assumir protagonismo na chapa caso a candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ameace a permanência do PT no governo estadual. Para o PT e para o entorno de Lula, é essencial manter o comando do Ceará, terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste e reduto político do presidente.
— Essa decisão que temos até março para tomar, quero dizer aqui claramente que meu candidato, que vou trabalhar será Elmano de Freitas, ser reeleito governador do Ceará e o presidente Lula ser reeleito — reforçou Camilo Santana.
Camilo é considerado um cabo eleitoral estratégico no Ceará. Durante a campanha municipal de 2024, ele tirou duas semanas de férias para apoiar Evandro Leitão (PT) na disputa pela prefeitura de Fortaleza.
— Qualquer saída do ministério será para me dedicar à reeleição de Elmano e do presidente Lula. Temos uma grande equipe no MEC. O ministério está funcionando bem — garantiu o ministro. — Não tenho dúvida de que minha saída ou não jamais vai afetar o andamento das ações do MEC.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso