Poder e Governo

Defesa de Bolsonaro solicita ao STF autorização para visita de Tarcísio na Papudinha

Decisão cabe ao ministro do STF Alexandre de Moraes; ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

Agência O Globo - 19/01/2026
Defesa de Bolsonaro solicita ao STF autorização para visita de Tarcísio na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou nesta segunda-feira (data não informada) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), possa visitá-lo no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, em Brasília.

Bolsonaro está preso desde a última quinta-feira, após ser condenado a 27 anos e três meses de reclusão por tentativa de golpe de Estado. Desde então, todas as visitas agendadas com políticos e aliados foram suspensas, devido à decretação da prisão preventiva.

Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, Tarcísio vinha dialogando com o STF para tentar reverter a situação de Bolsonaro e argumentava que o ex-presidente não tinha intenção de fugir.

Dez dias atrás, o ministro Alexandre de Moraes havia autorizado a visita de Tarcísio, mas, com a nova ordem de prisão, os encontros foram cancelados.

No requerimento apresentado nesta segunda-feira, a defesa solicita não apenas a entrada de Tarcísio, mas também de Diego Torres Dourado e Bruno Scheid, vice-presidente do PL em Rondônia. O pedido, entretanto, não detalha justificativas para as visitas, limitando-se a requerer a autorização formal do relator.

Como Bolsonaro está sob custódia por ordem do STF, qualquer visita depende de aval judicial. Cabe agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir se autoriza ou não a entrada do governador paulista e dos demais indicados.