Poder e Governo
Caiado critica atuação do governo federal em vídeos eleitorais do União Brasil
Gravações mostram bandeira do Brasil alvejada por tiros e bandidos em parque de diversões; governador destaca Goiás como 'estado mais seguro do país'
Pré-candidato à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), protagoniza uma série de vídeos de propaganda eleitoral com foco na segurança pública. As gravações apresentam montagens da bandeira nacional atingida por tiros e cenas de bandidos em um parque de diversões, recursos utilizados para criticar a atuação do governo federal na área e ressaltar os investimentos realizados em Goiás. As peças publicitárias devem ser veiculadas como pílulas do partido ao longo do primeiro semestre.
— O Brasil assiste indignado, assustado, impotente à morte de milhares de filhos seus, vítimas da criminalidade. O PT, há quase 20 anos no poder, não fez e não faz absolutamente nada para estancar essa tragédia. Se isso incomoda você o tanto quanto me incomoda, então temos muito o que conversar — afirma Caiado em um dos vídeos, que exibe a bandeira brasileira alvejada por tiros e sangrando até se tornar vermelha.
O governador destaca, em seguida, que fez de Goiás "o estado mais seguro do Brasil, mesmo sem ter o maior orçamento do país" e afirma: "Se o PT não consegue enfrentar os bandidos, tem quem consiga". Em outra peça, bandidos armados aparecem em brinquedos de parque de diversões, como carrossel e carrinho bate-bate. Caiado reforça: "Quem deveria fazer alguma coisa não faz nada" e, em Goiás, "bandido não domina nada e não se cria".
Em uma terceira gravação, Caiado surge ao lado de manchetes de jornais que destacam o aumento dos crimes de feminicídio no país e atribui a situação à impunidade: "A vida de quem comete esse crime está fácil demais".
— O criminoso dificilmente vai preso. Quando é preso, pouco tempo depois está solto. Mas existe uma arma que pode dar um jeito nesses covardes. É esta aqui, que todo governante tem, inclusive o presidente — diz, mostrando uma caneta ao espectador. — A diferença é que eu tenho coragem para usar. Goiás é o estado do Brasil que mais reduziu o número de feminicídios. Quem me conhece, sabe que tenho mão firme contra os criminosos, e quando eles são agressores de mulheres, aí é que sou mais mão pesada.
A investida de Caiado na discussão sobre segurança pública também incluiu críticas ao combate ao crime organizado e novas alfinetadas à gestão federal. As peças começaram a circular poucos dias após o anúncio de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seria o escolhido como sucessor do pai nas urnas. Em resposta, Caiado afirmou respeitar a decisão, mas que manteria sua pré-candidatura ao Planalto.
"Da minha parte, sigo pré-candidato a presidente e estou convicto de que no próximo ano vamos tirar o PT do poder e devolver o Brasil aos brasileiros", declarou em comunicado à imprensa.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026