Poder e Governo
Flávio Bolsonaro pede cautela em cobranças a Tarcísio e reforça confiança na lealdade
Apesar de declarações públicas de apoio, aliados cobram postura mais firme do governador paulista na pré-campanha presidencial
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não seja pressionado a manifestar um apoio mais enfático à sua pré-candidatura à Presidência da República. Após visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que permanece preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, Flávio destacou confiar na lealdade do aliado e afirmou ter certeza de que estará ao lado de Tarcísio durante a campanha. Inicialmente apontado como favorito para representar o campo de centro-direita nas eleições deste ano, Tarcísio viu suas chances diminuírem após Bolsonaro escolher Flávio como o nome do grupo.
Embora Tarcísio não esteja totalmente descartado da disputa presidencial e apresente bom desempenho em pesquisas de intenção de voto, lideranças do Centrão avaliam que ele deve buscar a reeleição ao governo paulista. Até o momento, os gestos de apoio a Flávio têm sido discretos. Conforme reportado por O GLOBO, um mês após o anúncio da pré-candidatura de Flávio, mesmo com declarações públicas de apoio, aliados afirmam que Tarcísio precisará ser mais assertivo.
Nenhuma das 42 postagens feitas por Tarcísio no Instagram no período mencionou o senador.
— Conversei com ele enquanto estava nos Estados Unidos. Ele já declarou que vai me apoiar, então, não vamos pressioná-lo. Confio na lealdade dele. O palanque de São Paulo, com um governador bem avaliado e com entregas, como Tarcísio, é o sonho de qualquer candidato — afirmou Flávio Bolsonaro.
Segundo aliados de Tarcísio, após Jair Bolsonaro dar o aval para Flávio disputar a presidência, o senador comunicou a decisão ao governador por telefone e manteve outros contatos posteriormente. Pessoas próximas relatam que Tarcísio está disposto a "ajudar no que for preciso", conforme for solicitado pelo pré-candidato.
Esses interlocutores avaliam positivamente as visitas de Flávio a lideranças da Faria Lima, embora Tarcísio não tenha participado diretamente da articulação desses encontros. Ao GLOBO, o presidente de um partido do Centrão afirmou que, quando a "campanha esquentar", Tarcísio deverá se envolver mais ativamente na campanha de Flávio.
A postura discreta do governador na pré-campanha, no entanto, já provoca reações entre aliados bolsonaristas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Recentemente, o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) sugeriu que Tarcísio assinasse um documento formalizando o apoio a Flávio.
— O meu pré-candidato à presidência se chama Flávio Bolsonaro. Eu gostaria também que o governador fosse mais claro nas suas posições. Ele deu apoio público ao Flávio, mas eu gostaria, inclusive, que se possível ele assinasse um compromisso de que, aqui em São Paulo, o senador Flávio Bolsonaro terá o maior palanque que qualquer presidenciável já viu — defendeu Diniz.
Na mesma semana, logo após o anúncio da pré-candidatura de Flávio, Tarcísio chegou a manifestar apoio ao senador, mas sinalizou que outras candidaturas conservadoras também poderiam surgir. Nos dias seguintes, não voltou a se pronunciar sobre o tema.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026