Poder e Governo

Gustavo Feliciano inicia troca de cargos no Turismo e coloca ex-assessora do pai como número 2 da pasta

Aliado de Hugo Motta começa a efetivar nomes de confiança

Agência O Globo - 13/01/2026
Gustavo Feliciano inicia troca de cargos no Turismo e coloca ex-assessora do pai como número 2 da pasta
Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano - Foto: Reprodução

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, deu início à reestruturação dos cargos da pasta desde que assumiu o comando em 23 de dezembro, sucedendo Celso Sabino. Entre as primeiras medidas, Feliciano nomeou Fernanda Câmara Norat como secretária-executiva, substituindo Ana Clara Machado Lopes.

Bacharel em Turismo, Fernanda Norat foi secretária parlamentar no gabinete do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), pai do atual ministro. Segundo registros do boletim administrativo da Câmara dos Deputados, Fernanda atuou no gabinete de Damião Feliciano em dois períodos: de abril de 2018 a fevereiro de 2019 e, posteriormente, de abril de 2022 a setembro de 2023. Agora, ela assume o posto de número 2 do Turismo.

No site do União Brasil, Fernanda é listada como membro do diretório estadual do partido na Paraíba. Vale lembrar que a legenda proibiu que filiados ocupem cargos no governo, o que resultou na expulsão do ex-ministro Celso Sabino.

Em nota oficial, o Ministério do Turismo destacou que Fernanda já atuou no Governo da Paraíba, passando pela Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur) e pela Secretaria-Executiva de Estado da Cultura. Gustavo Feliciano, por sua vez, é próximo do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), de quem foi secretário de Turismo na primeira gestão.

Além dessas mudanças, o novo ministro exonerou o secretário-executivo adjunto, Sandro de Vargas Serpa, e o diretor do Departamento de Marketing, Eventos e Expansão Digital da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Fábio Augusto Oliveira Pinheiro. Os nomes dos substitutos ainda não foram publicados no Diário Oficial e seguem sob análise da Casa Civil. Novas trocas estão sendo avaliadas por Feliciano.

Damião Feliciano, pai do ministro, integra a ala governista do União Brasil e atua como vice-líder do Planalto na Câmara. A nomeação de Gustavo Feliciano é vista como estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer laços com o Centrão e melhorar a relação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que apoiou a escolha.

Gustavo Feliciano e Hugo Motta são aliados políticos. Durante a posse, em 23 de dezembro, o novo ministro fez questão de ressaltar o apoio de Motta e da Paraíba, declarando:

— Um destaque especial que eu gostaria de fazer para o maior líder do meu estado, que neste momento não é só da Paraíba, mas do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Presidente Hugo, um paraibano assumir o Ministério da República é um reflexo incontestável da sua discreta, mas inegável, forte liderança. O Ministério do Turismo é a sua casa, porque a Paraíba é grata pelo seu apoio — afirmou Feliciano.