Poder e Governo
Nos EUA, Flávio leva recado de Bolsonaro a Eduardo para moderar discurso contra o Centrão
Senador também pede para irmão evitar confronto com integrantes do PL
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência após ser escolhido para a missão pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), levou um recado do patriarca ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante encontro entre os dois nos Estados Unidos, na última semana.
Leia também:
Plano 'Punhal Verde e Amarelo':
Em conversa reservada de cerca de uma hora, segundo aliados, Flávio transmitiu ao irmão orientações para evitar confrontos com integrantes do Centrão ou nomes do próprio PL. O cuidado surge após episódios anteriores, como o desentendimento público de Eduardo com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Também foram vetados ataques a governadores de centro-direita que possam lançar candidaturas à Presidência, numa tentativa de preservar alianças para um eventual segundo turno.
A recomendação de Jair Bolsonaro para que os filhos demonstrassem união em torno da candidatura de Flávio, porém, gerou desconforto. Em uma transmissão, Flávio classificou Eduardo como "um craque nas relações internacionais" e afirmou ser uma honra contar com ele para o Itamaraty, caso seja eleito.
A declaração causou incômodo entre integrantes do Centrão. Flávio já comunicou a esses aliados que sua intenção era apenas demonstrar alinhamento familiar e prometeu moderar declarações semelhantes daqui em diante.
Eduardo esteve presente na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no ano passado, e passou a articular formas de pressionar pela flexibilização da pena do pai, Jair Bolsonaro, antes mesmo do julgamento sobre sua participação em tentativa de golpe.
Após o Brasil sofrer sanções comerciais do governo norte-americano — sob o argumento de que Trump considerava "injustas" as acusações contra Bolsonaro —, Eduardo presenciou uma reaproximação do ex-presidente com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que resultou em acordos para redução de tarifas e retirada de sanções contra Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
— Temos um craque em casa, nessa parte de relações internacionais. É um privilégio poder contar com o próprio irmão, ou seja, a lealdade é 100%, é sangue do meu sangue — declarou Flávio.
Frustração em contato com o governo Trump
Durante a viagem aos Estados Unidos, Flávio se frustrou ao não conseguir um encontro com representantes da alta cúpula da Casa Branca.
Ao lado de Eduardo, tentou um registro com o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio. No entanto, a invasão da Venezuela por tropas americanas e a captura do presidente Nicolás Maduro, no início do ano, inviabilizaram a missão da comitiva bolsonarista.
O objetivo do encontro era sinalizar ao eleitorado bolsonarista o alinhamento do filho primogênito de Bolsonaro com o governo norte-americano e, assim, conter eventuais insurgências de outros nomes da direita. Além disso, o registro com Rubio buscaria reforçar que a família Bolsonaro ainda mantém prestígio junto ao alto escalão do governo Trump, apesar da recente aproximação com Lula.
Flávio planeja retornar aos Estados Unidos até abril, quando deve realizar uma espécie de "roadshow" pelo país. Até lá, pretende adotar postura mais ao centro e, segundo interlocutores, planeja convidar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para acompanhá-lo. Com isso, busca se consolidar como nome de centro-direita.
Antes disso, Flávio passou a virada de ano em evento do pastor André Valadão para brasileiros em Orlando. Oficialmente, a viagem aos Estados Unidos foi justificada como "familiar, para visitar o irmão". Flávio deve retornar ao Brasil nos próximos dias.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026