Poder e Governo
Moraes autoriza general condenado a atuar na revisão de doutrina militar
Mario Fernandes foi responsável por elaborar plano 'Punhal Verde e Amarelo'
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o general da reserva Mario Fernandes exerça atividades para o Exército, incluindo funções relacionadas à revisão de doutrina militar. O militar está preso preventivamente e já foi condenado pelo STF por participação em uma tentativa de golpe.
Fernandes irá atuar junto à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e ao Centro de Doutrina do Exército. Entre as tarefas previstas estão a revisão de produtos doutrinários e literários, além da produção de textos técnicos sobre história militar, estrutura da Força e doutrina militar terrestre, conforme detalhado em plano apresentado pelo Comando Militar do Planalto.
O general foi condenado pelo STF a 26 anos e seis meses de prisão, em setembro. Apesar de ainda poder recorrer, permanece preso preventivamente desde novembro de 2024.
Fernandes foi o responsável por elaborar o plano denominado "Punhal Verde e Amarelo", documento que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do próprio ministro Alexandre de Moraes. O militar admite ter criado o plano, mas afirma não tê-lo apresentado a terceiros.
Na decisão, Moraes destacou que o trabalho de presos deve ser estimulado como instrumento de ressocialização, disciplina e preparação para o retorno ao convívio social.
Atualmente, Fernandes está recolhido em uma unidade militar de Brasília. Para executar as atividades, terá acesso a um computador sem conexão com a internet. A jornada de trabalho prevista é de seis horas diárias, de segunda-feira a sábado.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026