Poder e Governo
Perícia da PF aponta que Bolsonaro tem hérnia e precisa de cirurgia
Laudo médico destaca necessidade de procedimento cirúrgico eletivo para tratar hérnia inguinal bilateral do ex-presidente, que está preso em Brasília.
Peritos médicos da Polícia Federal concluíram que o ex-presidente Jair Bolsonaro necessita de uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. O ex-mandatário, preso em uma cela especial da Superintendência da PF em Brasília desde novembro, passou por uma série de exames para investigar a causa de crises frequentes de soluços.
"Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado JAIR MESSIAS BOLSONARO é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo", informa o laudo da perícia federal. O exame foi conduzido por três peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC).
Segundo o laudo, o quadro de saúde de Bolsonaro se agravou devido ao aumento da pressão interna provocado pelas crises de "soluços e tosse crônica". O ex-presidente também apresenta sequelas do atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018 e de múltiplas cirurgias realizadas desde então.
"O periciando vem se queixando de soluços frequentes e de desconforto inguinal. Em 16/08/2025, o exame tomográfico do abdome não havia detectado alterações herniárias na parede abdominal. Em 07/11/2025 foi descrito em relatório o quadro de hérnia inguinal unilateral, realizado clinicamente, e que se manteve no relatório de 09/12/2025. A ultrassonografia de 14/12/2025 e o exame físico realizado por esses peritos signatários confirmaram o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral", detalha o relatório.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil