Poder e Governo
Sóstenes e Jordy são investigados por desvio de recursos da cota parlamentar, diz PF
Deputados do PL do Rio de Janeiro são suspeitos de apropriação indevida de verba pública por meio de assessores
A Polícia Federal investiga os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL do Rio de Janeiro, por suspeita de desvio de recursos públicos da cota parlamentar em benefício próprio, utilizando servidores comissionados.
Os parlamentares foram alvos de operação da PF nesta sexta-feira (data não informada), que apura o suposto esquema. A ação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a PF, servidores teriam atuado para viabilizar o desvio, que envolvia a empresa Harue Locação de Veículos Ltda. ME, apontada como instrumento para a prática de peculato e lavagem de dinheiro.
As investigações indicam que os valores desviados eram transferidos para empresas de fachada e, em seguida, submetidos a mecanismos de lavagem. Durante as buscas realizadas nesta sexta-feira, a PF apreendeu R$ 430 mil em espécie em um endereço ligado ao deputado Sóstenes Cavalcante.
Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal já havia cumprido mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a assessores dos deputados. A operação, chamada “Rent a Car”, investigava o uso de contratos falsos com locadoras de veículos para simular prestação de serviços e desviar recursos da cota parlamentar.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil