Poder e Governo
Rueda diz que candidatura de Moro ao governo do Paraná é 'irreversível' em evento do União Brasil
Presidente do União Brasil e ACM Neto enviam recado direto a Moro em meio a impasse com o PP e negociações para federação
Na confraternização de fim de ano do União Brasil, realizada nesta semana em Brasília, o presidente do partido, Antonio Rueda, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, gravaram um vídeo direcionado ao senador Sergio Moro reafirmando o apoio da sigla à sua candidatura ao governo do Paraná em 2026. No registro, Rueda declara que a postulação do ex-juiz é “irreversível”, apesar do veto anunciado pelo PP no estado e das tensões nas negociações para formação da federação entre as duas legendas.
No vídeo, Rueda fala diretamente a Moro após uma breve introdução de ACM Neto.
— Moro, você está preparado (para ser governador). Eu tenho certeza. O Neto fez aqui uma introdução maravilhosa. O governo do Paraná é seu, meu irmão. Escapa do raio, mas não escapa de você. Estamos juntos aqui. Nossa candidatura do Moro é irreversível. Vamos pra frente — afirma o presidente do União Brasil.
A gravação ocorre em meio a uma forte disputa interna na federação União Brasil–PP. Apesar da reafirmação pública de Rueda sobre a candidatura de Moro, o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, declarou que o diretório do PP no Paraná não apoiará o senador.
O impasse é visto como um dos principais focos de desgaste no processo de formalização da federação, já submetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em entrevista recente ao GLOBO, Moro cobrou o cumprimento de um acordo prévio firmado no estado e afirmou liderar as pesquisas com “certa folga”. “No Paraná, havia um acordo prévio do PP de que haveria o apoio à minha candidatura. A gente espera que seja cumprido. Eles não têm candidato competitivo para apresentar”, declarou o senador, ao reagir às afirmações de Ciro Nogueira.
Apesar do gesto público de Rueda e ACM Neto no evento partidário, integrantes da cúpula da federação avaliam, nos bastidores, que o cenário segue desfavorável para Moro.
Dirigentes apontam que a resistência do PP no Paraná — liderada pelo deputado Ricardo Barros — tem provocado desfiliações em massa e enfraquecido a estrutura local das siglas, o que alimenta a percepção de que a manutenção da candidatura pode ter alto custo político.
Ainda assim, o vídeo gravado na confraternização foi interpretado por aliados do senador como uma tentativa da direção do União Brasil de reforçar, ao menos no discurso público, que Moro segue sendo o nome do partido para a disputa estadual, em meio à pressão crescente por uma reacomodação da federação no Paraná.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil