Poder e Governo
Lula envia mensagens a Trump a cada 15 dias para negociar fim do tarifaço
Presidente se mostra otimista e aposta em acordo com governo dos Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que tem enviado mensagens quinzenais ao presidente americano Donald Trump para negociar o fim do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. Apesar de Trump ter ampliado recentemente a lista de isenções, a sobretaxa ainda impacta principalmente produtos manufaturados e máquinas do Brasil.
— Do ponto de vista comercial, estamos discutindo e acho que vamos chegar a um acordo. A cada 15 dias, estou tomando a atitude de mandar uma mensagem pessoal para o Trump: "está faltando tal coisa, está devagar tal coisa". Porque quem engorda o porco é o olho do dono. Se eu fingir que esqueci, e eu que tenho interesse, ele acha que está tudo resolvido. E eu não, tenho que cobrar — disse Lula em conversa com jornalistas.
O presidente demonstrou otimismo e reafirmou que não deseja conflitos com o governo republicano, mas ressaltou que, caso não haja avanço nas negociações, o Brasil poderá adotar medidas de retaliação.
— Se chegar um momento em que a gente entenda que não vai ter solução, temos que colocar em prática a reciprocidade. Eu não tenho interesse, meu interesse é continuar com a boa relação com os Estados Unidos da forma mais civilizada, como sempre foi — completou Lula.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil