Poder e Governo

'Some com os telefones' e 'filho do rapaz': mensagens revelam articulações entre Careca do INSS e empresária investigada

Roberta Luchsinger e Antônio Antunes, o Careca do INSS, mantiveram contato mesmo após início das investigações da PF

Agência O Globo - 18/12/2025
'Some com os telefones' e 'filho do rapaz': mensagens revelam articulações entre Careca do INSS e empresária investigada
'Some com os telefones' e 'filho do rapaz': mensagens revelam articulações entre Careca do INSS e empresária investigada - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Diálogos obtidos pela Polícia Federal no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura o desvio de benefícios do INSS, revelam que a empresária Roberta Luchsinger e o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", continuaram a manter contato e articulações mesmo após o início das investigações. Nas mensagens, Careca afirma que o beneficiário final dos pagamentos feitos à empresa de Luchsinger seria "o filho do rapaz".

Segundo a Polícia Federal, Luchsinger integra o chamado "núcleo político" da organização criminosa investigada. Em uma das conversas, ela alerta sobre as apreensões e orienta Antunes a se desfazer de aparelhos celulares.

— E só para você saber, acharam um envelope com nome do nosso amigo no dia da busca e apreensão — escreveu a empresária.

No diálogo, Antunes demonstra preocupação, e Luchsinger responde sugerindo que ele "suma" com os telefones. "Joga fora", aconselhou. Conforme a investigação, ambos mantinham uma sociedade com interesses em decisões da Anvisa e do Ministério da Saúde.

A PF identificou uma série de pagamentos realizados por empresas de fachada ligadas a Antunes. Em uma dessas transações, Antunes conversa com um diretor sobre um pagamento à RL Consultoria, empresa de Luchsinger. Questionado sobre o verdadeiro beneficiário do repasse, Antunes responde que seria "o filho do rapaz", sem mencionar nomes.

De acordo com a Polícia Federal, a RL Consultoria recebeu cinco pagamentos de R$ 300 mil, totalizando R$ 1,5 milhão. As investigações apontam que os contratos entre Careca do INSS e Roberta Luchsinger não correspondiam às atividades declaradas das empresas.

Em outra troca de mensagens, já após o início das investigações, os dois continuam tratando do assunto. Em maio deste ano, Luchsinger enviou um áudio a Antunes, comparando sua situação à de outros escândalos.

— Na época do Fábio falaram de Friboi, de um monte de coisa... igual agora com você — comentou.

Segundo interlocutores de Luchsinger, ela é amiga de um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lulinha, que não é investigado no caso.

Os diálogos também mostram a preocupação de Luchsinger com a exposição da relação entre ambos. Em agosto, ela questiona Antunes sobre a possibilidade de o advogado do Careca do INSS publicar uma nota negando ligação com uma empresa de tecnologia, mencionando investigações da imprensa.