Poder e Governo
PF consulta Moraes sobre envio e recebimento de cartas por Bolsonaro
Ex-presidente está nas dependências da Polícia Federal em Brasília desde 22 de novembro
A Polícia Federal encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma consulta oficial para regulamentar o fluxo de correspondências destinadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e para definir se ele poderá enviar cartas a familiares ou terceiros durante a execução de sua pena.
De acordo com o ofício enviado nesta terça-feira (data não informada), cartas e encomendas passaram a ser entregues na unidade da PF em Brasília, onde Bolsonaro está detido desde 22 de novembro.
No entanto, a corporação destaca que não há previsão em seus normativos internos para correspondências recebidas por custodiados em situação de cumprimento de pena — caso do ex-presidente —, o que motivou o pedido de um parecer para estabelecer procedimentos adequados.
A Polícia Federal sugeriu a adoção de um protocolo padronizado, dividido em quatro etapas: recebimento da correspondência, inspeção preliminar de segurança, entrega direta a Bolsonaro (exceto em casos de restrição por conteúdo) e, por fim, entrega a familiares ou terceiros autorizados para custódia.
Além disso, a PF questionou a constitucionalidade e a viabilidade legal do envio de cartas por Bolsonaro, solicitando manifestação do ministro sobre a possibilidade de o ex-presidente remeter correspondências a familiares ou terceiros.
A consulta foi fundamentada em dispositivos da Lei de Execuções Penais, que regula os direitos e deveres de pessoas em cumprimento de pena. A legislação prevê que o preso tem direito à comunicação escrita com o mundo exterior, desde que observadas as normas de segurança.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados