Poder e Governo

PF apreende relógios, caixas de vinho e dinheiro vivo em apartamento de deputado

Ação investiga suposto esquema de desvio de verbas públicas no Pará envolvendo o deputado Antônio Doido.

Agência O Globo - 16/12/2025
PF apreende relógios, caixas de vinho e dinheiro vivo em apartamento de deputado
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Agentes da Polícia Federal apreenderam caixas de vinho, relógios, dinheiro em espécie e celulares no apartamento funcional do deputado federal Antônio Leocádio dos Santos, conhecido como Antônio Doido (MDB-PA). A ação ocorreu nesta terça-feira (data não informada), durante a operação Igapó, que apura um suposto esquema de desvio de verbas públicas por meio de fraudes em licitações no Pará.

No total, a Polícia Federal cumpriu 31 mandados de busca e apreensão em endereços no Pará e no Distrito Federal. Até o momento, a reportagem tenta contato com o deputado para obter posicionamento sobre o caso.

A investigação teve início a partir de um inquérito aberto por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto. O objetivo é apurar suspeitas de desvio de recursos provenientes de contratos públicos do governo do Pará. Inicialmente, o caso tramitava na Justiça Eleitoral do Estado, mas foi encaminhado ao Supremo devido ao foro privilegiado do parlamentar.

Segundo a Polícia Federal, duas empresas investigadas estão registradas em nome da esposa do deputado e de um gerente de uma fazenda de sua propriedade. Para os investigadores, eles atuariam como "pessoas interpostas" para ocultar a real participação de Antônio Doido no esquema.

O contrato sob investigação refere-se a uma licitação para obras no Canal do Bengui, em Belém, com valor estimado em R$ 142 milhões.