Poder e Governo
Evento de Tarcísio para o agro tem choro de secretário, 'gratidão' a Bolsonaro e indireta a Lula
Guilherme Piai será exonerado da pasta de Agricultura para se candidatar a deputado federal
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), realizou nesta segunda-feira, 15, um evento voltado para agricultores paulistas no Palácio dos Bandeirantes. Previsto para a entrega de prêmios a cidades que se destacaram no setor, como Ribeirão Preto, o encontro transformou-se em uma cerimônia de despedida do secretário de Agricultura, Guilherme Piai. Ele deixa o cargo para disputar uma vaga de deputado federal em 2026. Para seu lugar, foi anunciado Geraldo Melo Filho, ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Quero falar do presidente Bolsonaro. Minha eterna gratidão, presidente, por você ter tido a coragem e a visão de apoiar e lançar o governador Tarcísio de Freitas. Foi essa decisão que mudou a história de São Paulo, mas também mudou a minha vida. Se hoje estive secretário de Agricultura, foi porque lá atrás o presidente Bolsonaro acreditou no projeto Tarcísio de Freitas, que hoje é a maior revelação da política brasileira. (...) Em 2026, nós vamos recuperar o Brasil e nós vamos derrotar o PT”, declarou Piai, emocionado ao lembrar um acidente de trânsito que sofreu.
Durante seu discurso, Tarcísio agradeceu a Piai, prestou homenagens aos agricultores e ressaltou que, no estado, não há disputas entre os Poderes. Em uma indireta à situação em Brasília, onde os conflitos entre Executivo, Legislativo e Judiciário têm marcado o governo Lula (PT), o governador afirmou:
“A gente dá um exemplo para o Brasil. Porque, aqui, os Poderes trabalham juntos. Não brigam. Não tem disputa, não tem nada disso. Estão todos olhando o interesse do estado. A gente dá um exemplo do que é funcionalidade”, disse Tarcísio.
Além da despedida de Piai, o evento contou com a assinatura de decretos voltados ao setor agrícola e a entrega de convênios e títulos fundiários a municípios do interior paulista.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado