Poder e Governo
Ricardo Teixeira é reeleito presidente da Câmara de São Paulo
Reeleição consolida força da base de Ricardo Nunes e isola oposição do PSOL
O vereador Ricardo Teixeira (União) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo para o mandato de 2026. Com 49 votos favoráveis, a recondução de Teixeira representa uma vitória política do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que articulou o apoio ao nome do aliado. Apenas cinco vereadores, todos do PSOL, optaram pela abstenção.
A eleição foi marcada por disputas internas no União Brasil. Há duas semanas, o partido chegou a apoiar outro nome, Rubinho Nunes, com aval da bancada e da executiva municipal liderada pelo ex-vereador Milton Leite. No entanto, Teixeira decidiu concorrer à reeleição, respaldado pelo prefeito da capital.
A movimentação causou um racha temporário na base do governo, com MDB e PL manifestando apoio a Teixeira, enquanto Rubinho, desafeto do prefeito, tentava viabilizar sua candidatura mesmo sendo do partido da base aliada.
Na última sexta-feira, o União Brasil chegou a um consenso e oficializou o apoio à permanência de Teixeira. Na votação desta segunda-feira (15), o atual presidente recebeu votos de todas as bancadas, exceto do PSOL.
No ano passado, os partidos da coligação de Ricardo Nunes acordaram que o União Brasil ocuparia a presidência da Câmara, já que o PL ficou com a vice-prefeitura, com o coronel Mello Araújo, e o prefeito é filiado ao MDB.
Ainda nesta segunda-feira, será definida a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado