Poder e Governo

Carlos Bolsonaro anuncia renúncia ao cargo de vereador no Rio para disputar Senado em Santa Catarina

Vereador discursou na abertura da sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira

Agência O Globo - 11/12/2025
Carlos Bolsonaro anuncia renúncia ao cargo de vereador no Rio para disputar Senado em Santa Catarina
Carlos Bolsonaro. - Foto: Reprodução

Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira que vai renunciar ao mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador confirmou que se mudará para Santa Catarina, onde articula sua candidatura ao Senado Federal em 2026. O anúncio foi feito durante a abertura da sessão da Câmara nesta quinta-feira.

— Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo a uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta — afirmou Carlos.

Em seu discurso, Carlos se emocionou ao mencionar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, cumprindo pena de 27 anos pela condenação no caso da tentativa de golpe.

— Hoje ele enfrenta uma vida injusta, fruto de um processo recheado de contradições, vícios e interpretações políticas — argumentou Carlos.

Carlos Bolsonaro assumiu seu primeiro mandato como vereador na capital fluminense em 2000, aos 17 anos, e foi reeleito por seis mandatos consecutivos. Durante o pronunciamento, destacou algumas de suas realizações, como a "criação do clube de literatura clássica, para recuperar o imaginário que o ensino moderno insiste em abandonar" e a instituição do "Dia Municipal da Liberdade de Expressão".

Matéria em atualização