Poder e Governo
Moraes determina perícia médica para avaliar saúde de Bolsonaro após pedido de cirurgias
Ex-presidente cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde o final de novembro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a realização de uma perícia médica oficial para avaliar o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após a defesa solicitar autorização para que Bolsonaro seja submetido a cirurgias.
"Diante do exposto, DETERMINO a realização de perícia médica oficial, pela Polícia Federal, no prazo de 15 (quinze) dias, para avaliar a necessidade de imediata intervenção cirúrgica apontada pela defesa", escreveu Moraes em sua decisão.
O pedido dos advogados busca garantir que Bolsonaro possa deixar a prisão para realizar procedimentos cirúrgicos. Segundo a defesa, o ex-presidente apresentou agravamento em seu quadro clínico, com indicação médica para intervenções cirúrgicas.
Na petição, os advogados informaram que Bolsonaro, atualmente cumprindo pena em Brasília, necessita de cirurgias para tratar uma hérnia inguinal e um quadro de soluços persistentes, além de outras complicações de saúde.
A perícia médica visa avaliar a real condição clínica do ex-presidente, subsidiando decisões futuras sobre o pedido da defesa.
Os advogados também solicitaram que Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar, alegando que o ambiente prisional pode colocar sua integridade física em risco, diante das necessidades especiais de atendimento médico.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado