Poder e Governo

Ícaro de Valmir, do PL, é o único da bancada a apoiar cassação de Zambelli

Filho de ex-candidato a governador de Sergipe, deputado diz ser contra a polarização e já fez parcerias com senador petista. Ele também votou pela suspensão de Glauber Braga.

Agência O Globo - 11/12/2025
Ícaro de Valmir, do PL, é o único da bancada a apoiar cassação de Zambelli
Icaro de Valmir, relator setorial de cidades do Orçamento - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL), atualmente foragida da Justiça brasileira, continuará no cargo após a Câmara dos Deputados rejeitar, nesta quarta-feira, o pedido de cassação de seu mandato. O Partido Liberal votou majoritariamente contra a medida, com exceção do deputado sergipano Ícaro de Valmir, único da legenda a apoiar a cassação.

Foram registrados 227 votos a favor da cassação e 170 contra. Para que Zambelli perdesse o mandato, seriam necessários ao menos 257 votos. Com o resultado, o processo foi arquivado. Ícaro de Valmir não se manifestou publicamente sobre os motivos de seu voto.

O deputado também foi um dos sete parlamentares do PL que votaram a favor da suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), medida apoiada pela sigla.

Com apenas 24 anos, Ícaro se apresenta nas redes sociais como o "deputado federal mais jovem do Brasil". Ele é filho de Valmir de Francisquinho, atual prefeito de Itabaiana (SE), que reassumiu o cargo este ano após dois mandatos entre 2013 e 2020. Outro filho de Valmir, Talysson Barbosa Costa, já foi deputado estadual e atualmente é prefeito de Areia Branca, município vizinho.

Valmir de Francisquinho foi candidato a governador em 2022, mas teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a condenação por abuso de poder econômico em 2019, o que o tornou inelegível. A confirmação da inelegibilidade veio apenas em setembro de 2022, quando não era mais possível retirar seu nome da urna. Os votos recebidos foram anulados. Meses depois, o TSE reverteu a decisão e Valmir recuperou a elegibilidade.

No segundo turno das eleições estaduais, a família de Ícaro apoiou o petista Rogério Carvalho, derrotado por Fábio Mitidieri (PSD). Em entrevistas, Ícaro se define como político de "centro" ou "centro-direita" e defende o combate à polarização política. Ele também relatou parcerias com o senador petista.

— Eu não acho que a polarização é algo bom para o Brasil. Não traz benefícios — afirmou Ícaro em julho, ao comentar a destinação de emendas suas e de Rogério Carvalho para a criação de cursos de Direito e Psicologia no campus da UFS em Itabaiana. — Me juntei a ele para trazer benefícios à população.

Ícaro integra a Comissão de Saúde, a Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte e a Comissão Especial sobre Prevenção e Combate ao Câncer, AVC e Doenças do Coração. Atualmente, é relator setorial de cidades no Orçamento de 2026.