Alagoas

Sesau promove ações de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau 04/09/2025
Sesau promove ações de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo
Supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, diz que o Setembro Amarelo deve reforçar a lição de que a vida importa - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau



A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) preparou uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o suicídio. A programação tem início nesta sexta-feira (5), com a realização do Seminário Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida. 

 

O evento irá ocorrer das 8h30 às 18h, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, e será promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). 

 

As atividades terão prosseguimento no dia 11, com a Capacitação em Prevenção e Pósvençao do Suicídio, que será realizada em Maceió e tem como público-alvo os agentes comunitários de saúde. Nos dias 11 e 12 deste mês, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promove o I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo, que ocorrerá no auditório do Planetário e Casa da Ciência.  

 

O evento vai reunir profissionais de diferentes áreas da saúde para discutir o manejo do paciente em sofrimento psíquico e comportamento suicida, bem como, estudantes das áreas da saúde e à população em geral. Na oportunidade também será realizada uma reflexão sobre o autocuidado dos trabalhadores da saúde. 

 

No dia 12, um Café da Manhã no Centro de Atenção Integrada a Saúde (CAIS), situado no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital alagoana, vai tratar da problemática do suicídio. Também no dia 12, a sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió, será palco de uma ação educativa envolvendo os profissionais que atuam no órgão.  

 

Já no dia 17 acontecerão vivências nos territórios quilombolas da cidade de Joaquim Gomes, envolvendo educadores das escolas locais. No dia 18, em Delmiro Gouveia, acontece o Fórum de Prevenção e Pósvençao ao Suicídio, voltado para profissionais da saúde, educação e segurança pública.

Na cidade de Major Isidoro, no dia 22, será realizado uma Capacitação em Prevenção e Pósvençao do Suicídio, voltada para profissionais da saúde e educação. No dia 24, em Maceió, a programação segue com o Fórum de Prevenção e Pósvenção, voltado para profissionais da saúde. 

 

Já nos dias 25 e 26 acontecem Capacitações em Prevenção e Pósvenção do Suicídio, nas cidades de Igreja Nova e Teotonio Vilela, respectivamente. Os dois eventos são voltados para profissionais de saúde e educação. 

 

Já o encerramento da Campanha Setembro Amarelo acontecerá no dia 28 deste mês, na Rua Aberta da Praia de Ponta Verde, em Maceió, quando ocorrerão atividades educativas e complementares com músicas, panfletagem e caminhada junto à população.  

 

Estigma Social 

 

Para a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, a campanha é essencial para trazer luz sobre o tema, que ainda enfrenta um forte estigma social. 

 

“As ações da Sesau buscam romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando à busca por ajuda”, destacou.

Ainda de acordo com Tereza Tenório, o Setembro Amarelo deve reforçar a lição de que a vida importa, a prevenção é possível e o cuidado em rede é caminho de transformação. 

 

"Inspirados por Nise da Silveira, a médica psiquiatra alagoana que revolucionou a assistência em saúde mental no Brasil, seguimos construindo uma política de saúde mental que valoriza o afeto, o acolhimento e a esperança”, destacou a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau.