Alagoas

Sefaz amplia serviços digitais com suporte cadastral e plantão de débitos

Gabrielly Barreto / Ascom Sefaz 04/09/2025
Sefaz amplia serviços digitais com suporte cadastral e plantão de débitos
As solicitações podem ser registradas na Nise a qualquer dia e horário - Foto: Ascom Sefaz-AL



A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ampliou os serviços oferecidos pela assistente virtual Nise, com a disponibilização do Suporte Cadastral e do Plantão de Dúvidas para Regularização de Débitos. Agora, os contribuintes podem contar com atendimento totalmente digital, ágil e prático, sem necessidade de deslocamento.

 

As solicitações podem ser registradas na Nise a qualquer dia e horário, com respostas enviadas diretamente para o e-mail cadastrado em até três dias úteis, reforçando o compromisso da Sefaz em modernizar seus canais de atendimento e facilitar a vida do contribuinte.

 

O Suporte Cadastral auxilia contribuintes em questões relacionadas ao cadastro estadual, como inscrição, reativação, suspensão, inaptidão e atualização de dados, além de outras situações cadastrais. O acesso é simples: Cadastro - Plantão de Suporte Cadastral - Acessar Serviço.

 

A gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Ana Karla, destacou que a iniciativa representa mais um passo do órgão na modernização dos serviços prestados, visando aprimorar, a cada dia, o atendimento e proporcionar serviços de qualidade ao contribuinte.

 

"Com o suporte cadastral e o plantão de débitos disponíveis na Nise, oferecemos soluções rápidas e transparentes, que podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar. Esse é um passo importante para transformar a experiência de atendimento, tornando-a mais moderna, ágil e próxima das necessidades dos contribuintes” afirmou.

 

O plantão de dúvidas para regularização de débitos oferece orientações sobre débitos já constituídos e exigíveis, incluindo parcelamento, reparcelamento, juros incidentes, inconsistências no sistema e procedimentos de denúncia espontânea.

 

Já os débitos de operações em trânsito, vinculados ao sistema de Cobrança de Documentos Fiscais Eletrônicos (Cobrança DF-e), possuem atendimento específico. Para acessar: Impostos - ICMS/FECOEP - Regularização de Débitos de ICMS/FECOEP - Plantão de Dúvidas - Acessar Serviço.

 

Os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Nise pode ser acessada no site da Sefaz-AL (www.sefaz.al.gov.br) e no Telegram (@nise_sefaz_al_bot).