Alagoas
Peritos criminais de Alagoas recebem condecoração nacional por excelência em balística forense

Peritos criminais de Alagoas receberam a placa em celebração aos 10 "Hits" no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). A condecoração foi entregue pela perita-geral Rosana Coutinho e pelo chefe especial do Instituto de Criminalística de Maceió, Charles Mariano, aos peritos criminais Ricardo Leopoldo, chefe do setor de Balística Forense, e Paulo Rogério Ferreira, administrador do Sistema Nacional de Análises Balísticas (Sinab) em Alagoas.
Os servidores da Polícia Científica de Alagoas tinham recebido o reconhecimento nacional durante o evento InterForensics, realizado em Curitiba, Paraná. Como não estavam presentes, a placa foi entregue em Alagoas.
O reconhecimento nacional foi entregue pela empresa Ibis, desenvolvedora dos equipamentos e softwares que compõem o Sinab, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os "Hits" no BNPB representam a capacidade dos peritos criminais em correlacionar locais de crimes, vítimas e autores a partir de elementos de munição coletados. Essa experiência, combinada com o uso do Sinab, tem sido essencial para identificar padrões e conexões entre diferentes casos, fortalecendo as investigações e contribuindo de forma significativa para a Justiça.
“Essa conquista reflete o compromisso e a excelência de toda a equipe do setor de balística que, com sua expertise e uso dessa importante ferramenta tecnológica, tem usado a ciência forense para servir à sociedade e combater a criminalidade. Todos estão de parabéns pelo reconhecimento na eficácia da instituição na elucidação de crimes envolvendo armas de fogo e trabalharão com afinco para conseguir mais hits”, parabenizou a perita-geral pelo trabalho que culminou nos 10 "Hits" no Banco Nacional de Perfis Balísticos.

Os peritos também foram presenteados com o novo exemplar da 12ª edição do livro "Balística Forense: Aspectos Técnicos e Jurídicos". A obra traz novos dados técnicos relativos às armas de fogo produzidas pelas indústrias nacionais e atualiza a legislação pertinente, sendo um presente de um dos colaboradores do livro, o perito criminal Ladislau Brito, que atuou em Alagoas pela Força Nacional.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa