Política
Pilar: Falpe Pesquisas destaca potencial de votos de Thais Canuto

O Instituto Falpe divulgou, nessa quarta-feira (03), pesquisa de intenção de voto realizada em Maceió e 10 municípios da região metropolitana, incluindo Pilar. E o levantamento não só confirmou a aprovação do governador Paulo Dantas (MDB), evidenciando também o potencial de votos da ex-vereadora Thais Canuto (PDT), que figurou no topo de pesquisa estimulada para deputado federal.
Canuto, inclusive, lidera com folga, somando 39% das intenções de voto na cidade do Pilar. São 25 pontos a mais do que o segundo colocado, e quase 30 em relação ao terceiro da lista. Apenas 7% disseram não votar em nenhum dos 13 nomes apresentados, enquanto 19% não opinaram.
Quando somadas as intenções de voto (total geral), considerando os 11 municípios, Thais Canuto aparece com 3%, pontuação que a fez superar até políticos que, atualmente, exercem mandato eletivo, incluindo quatro deputados federais relacionados na pesquisa que mira as eleições de 2026.
Outros
Já quando analisado o cenário da disputa para deputado estadual, destaque para o deputado Alexandre Ayres (MDB), que aparece com 3,5% das intenções de voto entre os pilarenses. No total geral, Ayres também é terceiro na preferência do eleitorado, com 6% das intenções, mas lidera a lista na espontânea, com 1,75%.
A mesma pesquisa também pediu aos pilarenses que avaliassem o presidente Lula e o governador Paulo Dantas. No Pilar, 47% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do petista (19% não opinaram), enquanto a aprovação do governo Paulo Dantas superou os 56%, ratificando, assim, o nível de satisfação com as ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas.
A pesquisa
Foram ouvidas 1.514 pessoas, no período entre 29 de agosto e 1º de setembro deste ano, em Maceió e região metropolitana, totalizando 11 municípios.
A metodologia da pesquisa foi a entrevista domiciliar. Já a qualificação dos entrevistados incluiu critérios como faixa etária, renda familiar e grau de instrução. As mulheres foram maioria entre os entrevistados, com 51%.
A margem de erro, por sua vez, é de 3,5%, para mais ou para menos.
Assessoria
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa