Cidades

Alunos da Educação Especial de Maceió vivenciam esporte, arte e contato com a natureza

Ação no Clube Motonáutica de Alagoas proporcionou vivências na modalidade de canoagem, apresentações musicais e aprendizados sobre o ecossistema da Lagoa Mundaú

04/09/2025
Alunos da Educação Especial de Maceió vivenciam esporte, arte e contato com a natureza
Cerca de 40 alunos da Educação Especial das Escolas Municipais Professor Antídio Vieira e Maria de Lourdes Bezerra Nunes participaram da ação. - Foto: Edivaldo Florêncio / Ascom Semed

Encerrando as atividades da Semana da Inclusão, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió(Semed) realizou, na manhã de quarta-feira (3), o evento “Remando para a Inclusão”. A ação aconteceu no Clube Motonáutica de Alagoas, no Pontal da Barra, e promoveu vivências na modalidade de canoagem “Paradragon” em um ambiente seguro, acessível e de incentivo à autonomia e socialização para cerca de 40 alunos da Educação Especial das Escolas Municipais Professor Antídio Vieira e Maria de Lourdes Bezerra Nunes.

A iniciativa também contou com a parceria do Clube de Canoagem João Tomasini e do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas(UFAL), com professores e estudantes que estiveram presentes no apoio às atividades. “O Paradragon, uma adaptação do Dragon Boat, é um movimento que celebra a diversidade, promove a inclusão e mostra que todos podem remar juntos, lado a lado, sem barreiras”, explicou Daniele Dantas, idealizadora do Clube João Tomasini.

Daniele Dantas explica que Paradragon, adaptação do Dragon Boat, celebra diversidade e promove inclusão. Foto: Edivaldo Florêncio / Ascom Semed
Daniele Dantas explica que Paradragon, adaptação do Dragon Boat, celebra diversidade e promove inclusão. Foto: Edivaldo Florêncio / Ascom Semed

Daniella Lins, técnica pedagógica da Coordenação de Educação Especial da Semed, celebrou a realização do evento: “É um evento muito importante, proporcionado pelas nossas coordenações de Educação Especial, Arte e Cultura e Educação Ambiental, além dos nossos parceiros. Agradecemos também à Motonáutica por abrir as portas para receber os nossos estudantes, ofertando o contato com essa natureza maravilhosa que nós temos e dando a eles a oportunidade de praticarem algo que não têm no dia a dia”.

Além da prática esportiva, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o ecossistema da Lagoa Mundaú. Ao longo da programação, eles puderam observar espécies da fauna e da flora locais e aprender sobre a relevância histórica, ambiental e socioeconômica da região para Maceió. Apresentações musicais do grupo Educanto também animaram os participantes e garantiram momentos de dança e diversão.

Para o estudante Jackson dos Santos, que visitava o local pela primeira vez, a experiência foi muito divertida. Foto: Edivaldo Florêncio / Ascom Semed
Para o estudante Jackson dos Santos, que visitava o local pela primeira vez, a experiência foi muito divertida. Foto: Edivaldo Florêncio / Ascom Semed

Para muitos estudantes, a experiência foi inédita. Jackson dos Santos, aluno da Escola Maria de Lourdes Bezerra Nunes, contou que era a primeira vez que visitava o local e destacou a alegria de participar da atividade. “Foi muito legal, eu nunca tinha vindo. Gostei de remar, dançar e viver momentos diferentes. Quero que aconteça mais vezes”, disse.

Alline Roberta, técnica pedagógica da Coordenação de Educação Especial da Semed, destacou a importância de não restringir essas experiências apenas à Semana da Inclusão. “Fiquei muito feliz, até emocionada, vendo o rostinho deles, a carinha deles. Quando saíram, um falava para o outro como foi bom, como foi legal. É muito importante promover momentos totalmente inclusivos como esse, e que eles se repitam sempre”, finalizou.