Cidades

Profissionais da Cidade da Pessoa Idosa aprendem técnicas de primeiros socorros

Participaram cuidadores, educadores, pessoal administrativo e auxiliares de limpeza e outros profissionais da unidade

04/09/2025
Profissionais da Cidade da Pessoa Idosa aprendem técnicas de primeiros socorros
Treinamento foi ministrado pelo bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho, Flávio Lisboa. - Foto: Ascom Semdes

Profissionais da Cidade da Pessoa Idosa participaram, na tarde dessa quarta-feira(4), de um treinamento de primeiros socorros com o bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho, Flávio Lisboa. A formação foi direcionada a cuidadores, educadores, pessoal administrativo, auxiliares de limpeza e outros profissionais da unidade.

 Segundo o instrutor Flávio Lisboa, o treinamento abordou procedimentos voltados para reanimação cardiopulmonar, suporte básico de vidas, como agir em situações de engasgos, ou qualquer outro de tipo de sinistro. “É muito importante esse tipo de treinamento para que todos os profissionais estejam aptos a atender qualquer tipo de situação da melhor forma possível, trazendo mais qualidade e uma sobrevida ainda maior para uma possível vítima que pode ser aqui da Cidade da Pessoa Idosa ou em qualquer outro lugar”, explicou.

A coordenadora da Cidade da Pessoa Idosa, Djane Pacheco, falou da importância dessa capacitação.  “A gente lida com idosos em três níveis de dependência. Então, é interessante que os cuidadores, e todos os outros profissionais da casa, tenham pelo menos uma base do atendimento de emergência, de urgência, para a que ajam com mais segurança nesses casos, aprimorando também as técnicas que muitos da área da saúde já têm em primeiros socorros”, disse.

Profissionais aprenderam teoria e prática. Foto: Ascom Semdes
Profissionais aprenderam teoria e prática. Foto: Ascom Semdes

Para a cuidadora Rebeca Gomes, o treinamento foi enriquecedor. "Aprendemos técnicas para reanimação, e para casos de engasgo, e outras técnicas, na teoria e na prática para aplicarmos no dia a dia com os idosos daqui. É um aprendizado para a vida toda”, falou.

Cidade da Pessoa Idosa 

A Cidade da Pessoa Idosa fica localizada na Praça Ciro Acioly, no bairro da Ponta Grossa, e acolhe idosos a partir dos 60 anos que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou negligenciados pelas famílias. O equipamento é um local para residência permanente, com atendimento 24 horas para a pessoa idosa.

O espaço conta com 14 dormitórios, sala para atendimento em saúde, sala para enfermagem, elevador com acessibilidade para garantir a segurança articular dos idosos e um espaço de convivência para promover o fortalecimento de vínculos afetivos e de estreitamento de laços entre os assistidos.

 Os encaminhamentos para a unidade são realizados através da Rede de Proteção à Pessoa Idosa por meio de denúncias recebidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social/Centro de Referência em Assistência Social que serão avaliadas por equipes socioassistenciais e de saúde para definir as estratégias para cada caso. A institucionalização segue a política do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que define a entrada nos acolhimentos como último recurso.