Cidades
Campus recebe mutirão de limpeza em parceria com a Prefeitura de Maceió
Iniciativa fortalece laços institucionais e garante melhores condições para a comunidade acadêmica

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), articulou junto à Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), uma ação conjunta de limpeza e manutenção que está renovando o Campus A. C. Simões.
A iniciativa, que começou na última segunda-feira (2), segue até esta sexta-feira (12), com serviços de capina, roçagem e pintura de meio-fio no entorno do bloco principal do curso de Educação Física, na pista de atletismo, no canteiro central da do campus e na área próxima à Biblioteca Central, onde será instalada a estrutura para receber a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete). Além disso, serão realizadas intervenções nas áreas adjacentes às lagoas anaeróbias e facultativas, que compõem o sistema de tratamento de esgoto sanitário da instituição.
O diretor do Iefe, Gustavo Gomes, conta que o plano inicial era realizar a manutenção apenas do Complexo Esportivo da Universidade, devido à necessidade de preservação do espaço que é fundamental para o funcionamento do curso. Porém, em contato com a prefeitura, houve a expansão do serviço. “Esse é um contato que a gente conseguiu por meio dos projetos de extensão do Iefe. Esse diálogo com a prefeitura permitiu o deslocamento da equipe de limpeza urbana, com cerca de 30 profissionais, incluindo encarregados, garis e capinadores. Em nome da Ufal, agradeço à Prefeitura de Maceió, ao prefeito JHC, ao presidente da Alurb, Moacir Teófilo, e também João Maria e Jhonatan, do time meninos de ouro, por viabilizarem a ação”, afirmou Gustavo Gomes.
Para o coordenador de manutenção predial e viária da Proinfra, Walter Quirino, ações colaborativas são essenciais para o desenvolvimento da Universidade. “É muito importante essa cooperação entre a Ufal e os órgãos governamentais, porque isso fomenta a melhoria na qualidade da nossa educação superior. Neste caso dando maior segurança, deixando nosso campus mais limpo e melhorando até a receptividade para todos os transeuntes, discentes, docentes e corpo técnico da Ufal, ou seja, toda a comunidade”, reforçou Quirino.
Essa cooperação vai além da simples manutenção física: ela simboliza o compromisso da Universidade e do poder público municipal com a valorização do espaço acadêmico. Ações como essa fortalecem o ambiente de estudo, incentivam a permanência estudantil e demonstram que a infraestrutura também é parte essencial para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Já o gerente de Meio Ambiente da Proinfra da Ufal, Diogo Carlos, afirma que a iniciativa ocorre em um momento importante para a Universidade, que enfrenta limitações orçamentárias e não dispõe, atualmente, de contrato para serviços de jardinagem. “Essa parceria possibilita a conservação de áreas verdes estratégicas do campus, além de otimizar recursos e garantir melhores condições de segurança, acessibilidade e bem-estar à comunidade acadêmica”, destacou.
O diretor operacional da Alurb, Antônio Jorge, reforça que a parceria com a instituição é uma forma de potencializar o papel da prefeitura como incentivador da educação no município. “A Prefeitura de Maceió, por meio do prefeito JHC, sempre busca parcerias com as instituições, tanto federais quanto municipais, dando apoio e estreitando relações. Com a Ufal, isso é ainda mais importante”, disse Antonio Jorge.
Outras ações
A Ufal vem desenvolvendo outras ações voltadas para o bem-estar da comunidade acadêmica. Desde 2024, foram investidos mais de R$ 70 mil na modernização da iluminação pública, com a instalação e substituição de 200 luminárias e 100 refletores em todo o campus.
Mesmo diante de um orçamento restrito, a Ufal reafirma seu compromisso em implementar melhorias que atendam às demandas da comunidade universitária. Para acompanhar essas e outras iniciativas, acesse o site oficial: ufal.br.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa